O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar deflagraram, nesta quarta-feira (18), a Operação Prenunciado 3. Foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensão e um de prisão temporária nas cidades de Bariri, Itaju e Limeira. Houve uma prisão em flagrante. O 13.º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (13.º Baep) também prestou apoio.
Segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), as investigações revelaram esquemas de fraudes licitatórias que contavam com apoio de policiais. No dia das licitações, eles ameaçavam e coagiam pessoas a não participarem da concorrência, aponta o Gaeco.
Além disso, decidiam quem poderia ou não entrar na sessão licitatória. Com os contratos direcionados, pagamentos indevidos eram realizados a título de propina, informa o MP. Ao todo, as investigações, iniciadas em 2023, já redundaram em condenações que, juntas, superam 100 anos de prisão. As investigações prosseguem.
EX-PREFEITO
Segundo o portal Hora H Notícias, o ex-prefeito Abelardinho Simões (MDB) foi conduzido à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos sobre uma caixa de munição que seria do falecido pai dele, delegado de polícia. Há cerca de um ano, ele foi cassado justamente por conta desse caso, que resultou em uma Comissão Processante (CP), após as denúncias do MP. O JCNET tenta contato com a defesa do político. O espaço permanece aberto também para manifestações dos advogados.
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade