OPINIÃO

Rombo na Apae Bauru

Por Antonio Adelino Pina Furtado (Toninho Pina) |
| Tempo de leitura: 1 min

Ao ler a edição do Jcnet do dia 14/12/2024 relativamente a entrevista da Sra Maria Amélia Pini Ferro, atual presidente da Apae Bauru, confesso que fiquei impressionado com o relato da mesma. Segundo informações da entrevistada, a mesma confessa que houve falhas nos controles internos da referida entidade. O que mais me chamou a atenção foi o que abaixo passo a comentar:

01) Eu, na condição de Auditor e Contador, tenho a dizer que a responsabilidade solidária também é do Contador(a). O Colegiado e, principalmente, os Auditores que auditavam os Balanços da Entidade e que não tiveram a competência para constatar os devidos desvios financeiros provavelmente não tiveram o devido cuidado de fazerem as devidas conciliações bancárias;

02) Notadamente, se os profissionais mencionados no parágrafo anterior tivessem o preparo suficiente para contabilizar e auditar os balanços da Apae com certeza já tinham observado com antecedência as irregularidades contábeis assim como os controles internos.

O mesmo ocorreu na Companhia de Habitação Popular de Bauru-Cohab. Os Auditores Independentes, os membros do Conselho de Administração e Fiscal também não tiveram o devido cuidado para analisar e fiscalizar os atos da diretoria conforme consta do Artigo 142 Inciso VI da Lei das S/A os lançamentos contábeis os Balanços Patrimoniais da referida Cia e aí deu no que deu!

Comentários

Comentários