A Prefeitura de Campinas anunciou o fechamento de todos os parques públicos às 10h desta terça-feira (3) devido ao alto volume de chuvas acumuladas nos últimos dias. Segundo o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), o índice pluviométrico alcançou 91,9 mm em 72 horas, ultrapassando o limite de 80 mm para adoção de medidas preventivas.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A cidade está em Estado de Atenção, com previsão de mais chuvas acompanhadas de raios e ventos fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como o solo já está encharcado, as autoridades têm monitorado áreas vulneráveis para minimizar riscos.
A força-tarefa reúne a Defesa Civil, as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e a Emdec. Cerca de 300 trabalhadores da Secretaria de Serviços Públicos foram mobilizados para limpeza, retirada de árvores, consertos de galerias e reparos em vias afetadas.
Interdições e bloqueios
A Emdec bloqueou trechos estratégicos para reduzir os riscos à população:
- Rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás;
- Avenida Heitor Penteado, na pista interna que circunda a Lagoa do Taquaral, do trecho da avenida Almeida Garret até o balão do 4º Distrito Policial.
Ocorrências registradas
- Região Noroeste: Cinco alagamentos em imóveis, quedas de árvores no Parque Residencial Campina Grande e Jardim Santa Rosa, e dois muros com risco de queda.
- Região Sul: Alagamentos no Jardim do Lago e Vila Rica, queda de árvore na Vila Progresso e galho no Parque Prado.
- Região Leste: Quedas de árvores no Cambuí, Santa Genebra e Parque das Flores, além de um muro em risco no Colinas do Ermitage, em Sousas.
A sala de odontologia do CS Costa e Silva foi danificada pelas chuvas, com atendimentos redirecionados para outras unidades. A Mata de Santa Genebra e outros parques terão a situação reavaliada nesta quarta-feira (4).
Serviços emergenciais
- 199: Defesa Civil (alagamentos e quedas de árvores);
- 118: Trânsito (bloqueios e emergências viárias);
- 193: Corpo de Bombeiros (emergências gerais).