Celebrar o bicentenário de Franca é reviver a trajetória de pessoas que, em diversas áreas, mantêm um vínculo especial com a cidade. Do passado ao presente, dos desafios enfrentados às conquistas alcançadas, Franca se revela em sua essência acolhedora e como um verdadeiro berço de oportunidades. Personagens atuantes na história de Franca, cada um em sua jornada, deixaram e continuam deixando sua marca, contribuindo para o desenvolvimento e a identidade da cidade.
O Portal GCN/Rede Sampi, juntamente com a Agência Pensando Bem, lançou na última quinta-feira, 28, data do aniversário de 200 anos de Franca, o documentário “Fracamente Falando” - que ouviu personalidades da cidade, entre empresários, comerciantes, políticos, empreendedores, comunicadores, artistas e atletas.
O Portal GCN, principal veículo de comunicação da cidade, com audiência que alcança 4 milhões de pessoas por mês, ficou responsável pela parte jornalística, enquanto a Agência Pensando Bem executou a parte técnica e de produção, com as captações de imagens, áudios e edições.
Rodolffo Lemos, de 28 anos, diretor da agência Pensando Bem, define a iniciativa como uma parceria de sucesso. “Foi muito especial. Sou francano e foi muito bacana ver e ouvir de perto essas histórias. A Pensando Bem é formada por um time quase que completamente de jovens, e foi muito bacana viver isso com a equipe, aprender sobre Franca. A gente tem colaboradores com 18, 19, 21 anos, além de outros mais experientes. Vivemos muito esse documentário, suas histórias, dentro da agência, comemorando a beleza das entrevistas, à medida que iam acontecendo. Foi muito bacana”, disse Rodolffo.
Para o jornalista Corrêa Neves Jr, diretor do portal GCN e CEO da rede Sampi, além da importância histórica do documentário, a ideia da agência Pensando Bem mostra que há pessoas com grande talento, jovens ainda, que vão definir o futuro da cidade. “É importante registrar que a ideia surgiu com a equipe da Pensando Bem. Adorei, desde o início, e participamos de todas as etapas. Mas foi incrível ver uma equipe tão jovem, tão engajada, produzindo um material de tamanha qualidade”, afirmou.
O documentário, com aproximadamente 60 minutos de duração, traz depoimentos costurados por pílulas do jornalista Corrêa Neves Jr, que relembra pontos da história, dos ciclos econômicos, das transformações e das pessoas que fazem a grandeza de Franca.
Foram entrevistados para o documentário, que tem apoio institucional do Magalu e da FDF (Faculdade de Direito de Franca), o prefeito Alexandre Ferreira, o comerciante Aparecido Maldonado Ponce, do Supermercado São Paulo; o poeta e escritor Carlos de Assumpção; o técnico de basquete Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho; o médico Marco Antônio Benedetti Filho, diretor-presidente da Unimed Franca; Maria Theodora Lemos Silveira, a Tia Lolita, fundadora do Hallel; o empresário Odorico Alexandre Barbosa, diretor superintendente da Usina de Laticínios Jussara SA; o empresário Paulo Roberto Nunes Coelho, diretor da Calçados Mariner; o executivo Rodrigo Carvalho, CEO da Irroba; o empresário e ex-prefeito de Franca Sidnei Rocha, diretor do Sistema Hertz de Rádio; Tonny Graciano, presidente do Grupo Santa Casa de Franca; e o radialista Valdes Rodrigues, da Rádio Difusora.
Para assistir ao documentário, clique aqui.