A Prefeitura de Campinas realizou, nesta quinta-feira (28), uma operação especial do Grupo de Resposta Unificada (GRU), que eliminou 100 criadouros do mosquito Aedes aegypti em oito bairros da cidade. A ação, que agora ocorre quinzenalmente, é parte das novas medidas para conter a epidemia de dengue, que já resultou em 120.622 casos confirmados e 84 óbitos em 2024.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O trabalho desta manhã foi direcionado a imóveis no Centro, Vila Nogueira, Vila Pompéia, Jardim São Jorge, Jardim Cristina, Cidade Singer e Jardim Planalto de Viracopos, muitos deles desocupados ou em situação de abandono.
A operação contou com drones para identificar grandes criadouros, como piscinas e caixas d'água, e teve a participação de um chaveiro para acessar imóveis em situações excepcionais, amparada por decisão judicial de 2020. O prefeito Dário Saadi acompanhou o início das atividades e reforçou o apelo para que a população colabore.
Ação intersetorial
A operação mobilizou equipes das secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Urbanismo, Clima e Meio Ambiente, além de Defesa Civil, Setec, Procon e Guarda Municipal.
O GRU foi criado em março, durante o pico da epidemia, e tornou-se uma política pública permanente em setembro. A ação desta quinta foi a 13ª realizada neste ano.
Epidemia sem precedentes
A cidade enfrenta condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito e, pela primeira vez, a circulação simultânea de três sorotipos do vírus. A Prefeitura reforça que a população procure centros de saúde ao menor sinal de febre e evite automedicação, priorizando diagnóstico e tratamento adequados.