A Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas, começou a receber um novo paisagismo nesta quarta-feira (27). A iniciativa, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, inclui o plantio de 5 mil mudas de flores e a substituição das árvores nas floreiras de aço inox que adornam o trecho entre as avenidas Orosimbo Maia e Aquidabã.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
As novas árvores, da espécie nativa araçá, irão substituir as mudas plantadas em 2017, durante a revitalização da avenida. Segundo a prefeitura, dos 92 exemplares instalados nos vasos metálicos nas calçadas, 11 morreram, oito tombaram, cinco foram quebradas e 24 estão em declínio vegetativo. Atualmente, dois vasos estão sem plantas.
Por conta da fiação subterrânea instalada durante a reforma, a avenida não pode ter árvores plantadas diretamente no chão. Por isso, o projeto paisagístico utiliza as floreiras de aço para arborização e ornamentação.
Além das árvores, as floreiras ganharão 5 mil mudas de flores das espécies Catharanthus roseus (vinca) e Celosia argentea (crista-de-galo), conhecidas pela resistência e por sua capacidade de embelezar o espaço urbano.
Trabalho noturno
Uma equipe de 10 profissionais da Secretaria de Serviços Públicos está mobilizada para a implantação do paisagismo. Os trabalhos ocorrem à noite, a partir das 20h, para não impactar o trânsito, os pedestres e o comércio da região. Um caminhão e suporte da Emdec garantem a logística e a segurança no local.