EM BOTUCATU

Com TeleUTI, hospital discute de forma online casos de pacientes


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GCIM
Reuniões diárias para a discussão de casos clínicos
Reuniões diárias para a discussão de casos clínicos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp (HCFMB) acaba de dar um passo significativo na modernização e otimização do atendimento crítico ao paciente, com a implantação do projeto de TeleUTI.

A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) em parceria com a USP. O projeto, que conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e está sendo implantado inicialmente na UTI Clínica do HCFMB, visa integrar tecnologia de ponta à medicina intensiva, ampliando a capacidade de acompanhamento dos casos, inovação no tratamento e otimizando os cuidados prestados pela equipe.

A TeleUTI vem auxiliando a equipe do Serviço de Clínica Médica na discussão de quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, com o objetivo de melhorar resultados assistenciais. Todos os dias, a equipe da Clínica Médica, liderada pela professora Marina Politi Okoshi, se reúne online com o médico intensivista da USP Gabriel Afonso Dutra Kreling para a discussão dos casos de pacientes internados na UTI. "A experiência tem sido muito enriquecedora. Ainda temos muitas perguntas sobre o processo da telemedicina, mas estamos avançando e procurando sempre as melhores formas de assistência, buscando sempre o melhor desfecho dentro do processo e trocando valiosas experiências", diz.

A tecnologia da TeleUTI também traz vantagens no contexto educacional do HCFMB, promovendo a integração de ensino e prática médica. Os residentes têm a oportunidade de acompanhar discussões de casos e condutas em tempo real, permitindo um aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade hospitalar. "A implantação do projeto tem sido muito flexível, de acordo com as nossas necessidades, e o conteúdo agrega muito não só no ensino, mas principalmente para o paciente", diz Pedro Santos, residente da Clínica Médica da FMB/Unesp.

"Neste início, também estamos sendo treinados para expandir o projeto a outros hospitais da nossa região. Em breve, pretendemos ser consultores desses serviços de atendimento crítico, compartilhando demandas, experiências e novas formas de tratamento", explica a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla.

Com a implementação TeleUTI na UTI Clínica, o HCFMB reforça seu papel como um centro de referência em saúde, inovação e formação médica. Nos próximos meses, espera-se que o sistema seja expandido para outras unidades críticas do hospital, consolidando ainda mais sua liderança na integração entre tecnologia e assistência humanizada.

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