MODA

Valesca Popozuda desfila para marca Ken-gá, criada por bauruense

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
@phbonat/Divulgação
Valesca Popozuda desfila com roupas da marca Ken-gá (à esquerda); a estilista Lívia Barros conta que sempre sonhou em criar peças ousadas (à direita)
Valesca Popozuda desfila com roupas da marca Ken-gá (à esquerda); a estilista Lívia Barros conta que sempre sonhou em criar peças ousadas (à direita)

A cantora Valesca Popozuda desfilou, na Casa dos Criadores, na Capital paulista, para a marca "Ken-gá B*tchwear", cujas proprietárias são a bauruense Lívia Barros e sua sócia Janaína Azevedo. A assinatura é uma brincadeira com os termos pejorativos "quenga" e "bitch" e surgiu como uma ironia, afinal, o intuito da estilista nascida na Sem Limites é, justamente, empoderar mulheres e o público LGBT.

O desfile na Casa dos Criadores em São Paulo (SP), que chegou a 54ª edição, é considerado o principal evento dedicado à moda autoral no Brasil e também tem como objetivo apresentar novos talentos nacionais à profissionais da área e à imprensa.

Neste ano, as criadoras da 'Ken-gá B*tchwear' lançaram a coleção "Glacê", com peças ousadas. Lívia conta que desde de o começo a proposta sempre foi criar "looks icônicos". Hoje, a marca tem mais de 40 mil seguidores no Instagram.

Essa motivação se entrelaça com a própria história pessoal de Lívia: ela nasceu em Bauru e também morou em outras cidades do Interior, como Lençóis Paulista. Desde cedo, tinha uma relação autêntica com a moda, se vestia com peças diferentes e muito coloridas.

"Se você é mulher e não tem medo de vestir o que quer, é considerada quenga, principalmente no Interior. Não tem a ver com ser vulgar, apenas com ser diferente. A única coisa que eu fazia era ousar mais no estilo e isso me fez passar por várias situações. Com o tempo, tomei coragem para aceitar o meu jeito de me vestir".Lívia conta que a primeira peça lançada pela marca foi um maiô dourado - "para mulheres corajosas que querem ficar bonitas", ressalta. Ela também conta que a sua primeira conquista foi vestir a Valesca. A cantora entrou em contato, interessada em uma peça, quando a "Ken-gá" tinha apenas 500 seguidores.

O passo inicial da bauruense para sua profissionalização nesse universo foi aos 17 anos no Senac Bauru, quando fez um curso sobre o tema. Depois ingressou em um curso de Moda nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na capital paulista, onde fica o seu atual ateliê.

A "Ken-gá" é uma marca de moda virtual de alcance nacional. Lívia conta que também faz peças sob medida, com horário marcado em seu ateliê. Para mais informações há o perfil no Instagram @kengawear e o site www.kengabitchwear.com.

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