EM BAURU

Indígenas idosos de Avaí irão pela primeira vez ao cinema

Por |
| Tempo de leitura: 2 min

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), o Alameda Rodoserv Center e a Revista Atenção receberão para uma sessão de cinema, dia 20 de agosto, às 10h30, 70 indígenas idosos. Eles fazem parte das aldeias Ekeruá, Kopenoty, Nimuendaju e Tereguá, terra índigena de Araribá - etnias Terena, Guarani Nhadewa e Kaigangue, todos da cidade de Avaí. "Esta será a primeira vez deles no cinema", destacou o educador indígena David Henrique Pereira da Silva, conhecido como David Terena, que faz parte da Aldeia Ekeruá.

A ação foi intermediada pela jornalista Rose Araujo, que conheceu recentemente as atividades da Ekeruá e ficou sabendo do desejo de propiciar a esse público um passeio diferente. "As aldeias de Avaí têm desenvolvido diversos trabalhos sociais com os povos indígenas de lá. Um dos projetos abrange a população idosa, que dificilmente sai de suas comunidades. Foi detectado entre eles um desejo de conhecer uma sala de cinema, assistir a um filme, como forma de interação social e lazer", contou a jornalista.

Para agilizar esse projeto, ela entrou em contato com o diretor da Revista Atenção, Carlos Cordeiro, que abraçou a causa e decidiu patrocinar o passeio. "Conversei com a diretoria do Alameda, que prontamente cedeu o espaço de uma de suas salas de cinema para a sessão especial. Nós, da Revista Atenção, iremos então fornecer pipoca e o suco para receber os indígenas, que terão a chance de assistir ao filme Divertidamente 2 com toda comodidade", destacou Cordeiro. A prefeitura de Avaí irá providenciar o transporte para os indígenas, que virão com seis acompanhantes da área da saúde das aldeias. "Vai ser um dia memorável para todos eles", completou David.

Cordeiro salienta que as empresas que desejarem fazer uma parceria e apoiar esse passeio podem entrar em contato com ele. "Estamos convidando outras empresas para unir forças conosco. Inclusive, elas poderão enviar seus representantes para também assistir ao filme juntamente com os nossos convidados", salientou o diretor da revista.

Comentários

Comentários