FRIO EXTREMO

Prefeitura aumenta abordagens a moradores de rua em Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

O atendimento da Casa de Passagem a pessoas em situação de rua em Piracicaba teve os serviços de acolhimento ampliados para 24 horas por dia durante o período de baixas temperaturas. A ação faz parte da OBT (Operação Baixas Temperaturas) da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). De acordo com a secretaria, as ações de abordagem às pessoas que vivem nas ruas foram intensificadas durante o frio e o número de vagas em acolhimento para essas pessoas também foram ampliadas.

Saiba mais

Segundo a Prefeitura de Piracicaba, as pessoas atendidas terão, durante o dia, acolhida com refeições, atividades de autocuidado, oficinas de inclusão e garantia de direitos; atendimento técnico com escuta qualificada e ações que visam dar apoio e consolidar o projeto de vida, através de encaminhamentos para serviços de saúde, áreas de educação e capacitação profissional. No local também há a oferta de pernoites, com banho, refeição e distribuição de kit higiene, toalha de banho e cobertor.

Segundo a Smads, o objetivo da OBT é “a segurança e o bem-estar da população em situação de rua, promovendo acolhimento emergencial nos dias mais frios do ano”, informou em nota. “Nesta época, as equipes do Seas (Serviço de Abordagem Social) realizam abordagens até às 22h e ofertam as vagas ampliadas de acolhimento na Casa de Passagem Núcleo de Acolhimento Califórnia para pessoas em situação de rua. Após este horário, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo 153”, informou em nota. Ainda segundo a Smads, em caso de não aceitação à oferta de acolhimento, a equipe oferece cobertores e tapetes térmicos para as pessoas em situação de rua.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o frio intenso em Piracicaba segue, pelo menos, até essa quarta-feira (14), quando a mínima deve ser de 5°C e a máxima prevista deve ser de 29°C. Há previsão de geada pela manhã. O tempo começa abrir a partir da tarde, com o sol aparecendo entre nuvens.

Centro Pop

Como porta de entrada para os serviços da rede, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com oferta de café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda-pertences, atendimento técnico, encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, contato com serviços de saúde como agendamentos de consultas no Caps AD.

Comentários

Comentários