ELEIÇÕES 2024

Na briga pelo voto, uma imagem vale mais do que mil palavras?

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Editor-chefe de OVALE
Reprodução
Foto postada por Cury no Instagram
Foto postada por Cury no Instagram

Quanto vale uma imagem?

Uma imagem vale mais do que mil palavras, sentenciou Confúcio (552 a 479 a.C.), filósofo e político chinês. Na era das redes sociais, o valor da imagem foi turbinado e diversificado, servindo a interesses múltiplos, inclusive o político. Em um tabuleiro imagético, o xadrez eleitoral lança mão de fotos, vídeos, memes e outros recursos. Quantos votos vale uma imagem?

Bom, difícil dizer, até porque há variáveis importantes nesta equação. Quer um exemplo? Foto com quem?

O pré-candidato Eduardo Cury (PL), que tentará em outubro conquistar o terceiro mandato à frente da Prefeitura de São José dos Campos, foi ligeiro e postou na noite de segunda-feira (5) uma foto lado a lado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aproveitando-se do vácuo deixado na campanha de Anderson Farias (PSD), atual prefeito, após o anúncio de "neutralidade" do chefe do Executivo paulista.

"Visitei há pouco nosso governador Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes. Uma ótima conversa onde trocamos idéias sobre o nosso Estado e os projetos que estamos desenvolvendo para São José dos Campos. Obrigado @tarcisiogdf pela receptividade e ótimo papo!", postou Cury em suas redes.

Apadrinhado por Felicio Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José e atual vice-governador, Anderson contava na busca pela reeleição com o apoio de Tarcísio, filiado a um partido de sua base. Bem avaliado em São José, tendo a maior capacidade de transferência de votos (veja pesquisa), Tarcísio era o camisa 10 da campanha. O problema é que decidiu não entrar em campo, declarando-se neutro e chegando a elogiar Cury, ameaça maior aos planos de Anderson.

Pelo andar da carruagem, a participação do governador na campanha à reeleição ficará restrita ao uso de sua foto em santinhos (leia a coluna santinho do pau oco) e, na linguagem fotográfica, queimou o filme de Felicio, que jurou de pés juntos ter um acordo firmado com Tarcísio, ter a palavra de Tarcísio garantindo que este apoiaria Anderson (ver matéria).

"[Apoio] Para ninguém, a gente vai ficar neutro. Tanto Republicanos quanto PL estão na nossa base, são partidos importantes para nós, a gente torce por ambos e acho que PL e Republicanos terão excelentes eleições aqui em São Paulo. E, nesses casos, onde houver disputa, a gente vai assistir, que vença o melhor, o melhor para a cidade", afirmou o governador em Pindamonhangaba, no último dia 26.

Na ocasião, o governador elogiou Cury e Anderson, dizendo que ambos são "grandes nomes". "Não, não vou [subir no palanque do Anderson] porque temos dois candidatos lá também, tem o PL que vem forte, tem um grande nome, o Anderson é um grande nome, então eu vou ficar neutro", disse Tarcísio a OVALE.

Após o governador declarar “neutralidade”, Anderson minimizou a declaração e disse que "não se trata de algo pessoal” e que Tarcísio está "pensando no seu próprio futuro”. Em suas redes, ao longo do mandato, Anderson também tem fotos postadas ao lado de Tarcísio e outras autoridades, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje correligionário de Cury. 

“Ficou clara a declaração do Tarcísio, do nosso governador, que não se trata de algo pessoal. Tenho certeza que o posicionamento neutro dele é pensando no seu próprio futuro, quem sabe nosso futuro presidente”, disse Anderson a OVALE

Já Cury (PL), por sua vez, em entrevista ao jornal, agradeceu a neutralidade de Tarcísio. “Eu só tenho a agradecer ao Tarcísio, eu o apoio, sempre foi muito gentil para comigo, só tenho a agradecer ao governador por esse carinho para comigo”, declarou. 

Quanto vale uma imagem? Quantas imagens valem um voto? Quantos votos vale uma imagem? 

Neste caso, parafraseando e adaptando o clássico conceito de Henri Cartier-Bresson (1908-2004), caberá ao eleitor a revelação da foto final em outubro, o instante decisivo da democracia. E que a imagem seja capturada sob a luz da verdade.

Comentários

1 Comentários

  • Jeferson 06/08/2024
    Embora o Codazzi não tenha dado atenção, em Jacareí temos um contexto muito similar ao de São José. Também teremos santinhos de pau ovo, tentando colar na imagem do Tarcísio.