LONGA ESPERA

Homem cai em ônibus e espera 8 horas por atendimento em Campinas

Por Redação | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Fernanda Sunega/PMC
Samu afirma ter volume de ocorrências acima da média
Samu afirma ter volume de ocorrências acima da média

Um passageiro do transporte coletivo de Campinas afirma ter esperado cerca de 8 horas pelo atendimento do Samu após um incidente dentro de um ônibus nesta segunda-feira, 22.

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Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), que representa as empresas que operam o transporte coletivo de Campinas, um passageiro da linha 125 sofreu uma queda por volta de 12h50 após o ônibus ter de frear bruscamente na avenida Presidente Juscelino, na Vila Pompéia, após um carro ter desrespeitado o sinal de parada. Nesse momento um passageiro que estava em pé e iria passar pela catraca caiu e bateu as costas e a cabeça em uma barra do ônibus. Ainda segundo o SetCamp, o resgate foi acionado em seguida.

A espera longa pelo Samu

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) informou que foi acionado por volta das 13h30 para atender a ocorrência, que foi relatada sendo de um homem que teria caído da própria altura e apresentava dor lombar, sem qualquer referência sobre acidente de trânsito.

Diante do relato, e em função de um volume acima da média de ocorrências com maior gravidade, o Samu afirma que só foi possível socorrer o homem no início da noite. Foi enviada uma ambulância básica, e em seguida o passageiro foi encaminhado para o Hospital Ouro Verde, passou por atendimento, e foi liberado.

Volume acima da média

O Samu informou que atende, em média, 200 ocorrências por dia, e os pacientes passam por classificação de risco a partir das informações relatadas por quem aciona o serviço. Isso ocorre para que os pacientes de maior gravidade tenham prioridade no atendimento.

Também segundo o Samu, nesta segunda-feira o serviço realizou um volume de atendimentos acima da média, com 230 deslocamentos, sendo 114 atendimentos por viaturas em via pública e 47 atendimentos de transferência.

Samu opera com 10 ambulâncias

O Samu desmentiu a informação que apenas quatro ambulâncias estariam atuando ontem, e informou que o serviço está operando com 10 ambulâncias, sendo três avançadas e sete básicas. Outras cinco estão em manutenção preventiva ou corretiva, com previsão de retorno no decorrer da semana.

O que diz a Emdec?

A Emdec, que fiscaliza o transporte público na cidade, afirma que a empresa responsável pelo ônibus não teve a iniciativa de informar a Emdec sobre a ocorrência, e que ao realizar o monitoramento do veículo, com uso do GPS, e foi constatado que o ônibus estava parado na região da Vila Pompéia. Em seguida a empresa responsável pelo ônibus foi procurada pela Emdec para explicar o motivo da parada da operação, e somente neste momento foi explicado o que ocorreu, e que o Samu havia sido acionado. Ainda segundo a Emdec, assim que houve confirmação do ocorrido, uma equipe de agentes da Emdec foi enviada ao local.

Posicionamento do Setcamp

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas informou que após a queda do passageiro acionou o Samu, conforme o procedimento padrão, e que lamenta o ocorrido.

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