OPINIÃO

Maria Madalena de Oliveira

Por Luís Henrique Rafael | 16/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Desembargador da Justiça do Trabalho

Profundamente entristecido com a perda da querida Maria Madalena, faço este pequeno relato da sua trajetória, que eu tive a glória de presenciar.

Ainda iniciando na advocacia, como funcionário do Banespa prestes a prestar concurso para o cargo de advogado do Banco, eu passava horas, após meu expediente, assistindo às audiências presididas pela dra. Maria Madalena.

Minha irmã, Lenita, já era assistente de audiências daquela Juíza tão educada, tão dócil com os reclamantes mais humildes, com as testemunhas mais assustadas diante de uma Magistrada que sempre procurava passar tranquilidade aos litigantes, mesmo que o tema da audiência fosse o mais grave do mundo. E nessa longa estrada da vida, anos depois de partir para São Paulo no novo cargo de advogado, eis que volto a Bauru para novamente desfrutar do convívio profissional com aquela D. Juíza, cuja autoridade transpirava do seu próprio sorriso!

Jamais ouvi falar de algum advogado (a) que tenha sido maltratado ou repreendido de forma mais austera pela Juíza da 3ª VT de Bauru, ao contrário, ela apartava calorosas discussões entre os causídicos com um breve olhar, um terno sorriso, que desarmava os ânimos dos contundentes litigantes. E foi assim, durante muitos anos que eu já como Procurador do Trabalho em Bauru, convivi de maneira prazerosa com essa pessoa tão sensível e humana como todos conheceram.

Ao final dessa trajetória eis que me vejo ingressando em nossa Nobre Corte Regional Trabalhista com muito orgulho e ciente dos grandes desafios que iria enfrentar, mas tudo ficou mais ameno, mais dócil, com a recepção que tive da Maria Madalena desde a primeira visita ao Tribunal para me apresentar como candidato à vaga do Quinto destinada ao MPT.

Essa pessoa doce, esse ser humano implacável com as injustiças, com as questões sociais, de raça, de gênero, enfim, essa maravilhosa companheira Maria Madalena de Oliveira que está nos deixando para servir em outras searas, com certeza bem acompanhada dos mais nobre espíritos divinos que estão a aguardando lá na morada do Pai!

Descanse em paz, Madalena.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.