SUSTENTABILIDADE

Energia solar: Pederneiras inicia transição nos prédios públicos

Prefeitura iniciou instalação de uma usina fotovoltaica com 1.800 placas; previsão de conclusão é em agosto deste ano

Por Lilian Grasiela | 15/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Prefeitura de Pederneiras

Usina solar está sendo construída na avenida Tranquilo Rozante
Usina solar está sendo construída na avenida Tranquilo Rozante

A Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) anunciou grande passo em direção à sustentabilidade e à economia de recursos públicos: a transição para energia solar nos prédios públicos da cidade. O município está instalando uma usina fotovoltaica na avenida Tranquilo Rozante, com previsão de término para agosto de 2024. O projeto é de 2021 e os recursos para a execução da obra são provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 6.188.354,00. A estrutura deverá suprir entre 80% e 90% do consumo de energia elétrica dos prédios públicos municipais.

De acordo com Alex Tincani Pacheco, engenheiro eletricista da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Pederneiras, a unidade contará com 1.800 placas solares e promete revolucionar o consumo de energia dos prédios públicos. "Estamos diante de uma mudança que trará inúmeros benefícios. A energia solar é limpa, renovável, e vai resultar em economia substancial de energia nos prédios onde será instalada", diz.

A expectativa da administração é de que a geração de energia alcance 112.175 KWh/mês, projetando-se economia anual com contas de energia elétrica da ordem de R$ 1,6 milhão, ressaltando-se que o valor do kWh é variável. "A usina fotovoltaica será capaz de suprir entre 80% e 90% do consumo de energia elétrica dos prédios públicos municipais atualmente ligados à rede da distribuidora de energia", cita em nota.

A prefeita de Pederneiras, Ivana Maria Bertolini Camarinha, entusiasta da iniciativa, ressalta a importância dos ganhos ambientais e econômicos. "Este é um momento histórico para Pederneiras. Ao adotarmos a energia solar, não só estamos protegendo nosso meio ambiente e preservando recursos naturais, mas também estamos garantindo um futuro mais econômico e sustentável para nossa cidade", declara.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.