EM JUNDIAÍ

Guardas ainda tentam combater chamas no Morro da Baleia

Incêndio começou na noite desta sexta (26) e foi contido, mas retornou por conta do calor

Por Mariana Meira | 27/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Guarda Municipal de Jundiaí

DIVULGAÇÃO

Área de vegetação no Morro da Baleia queima desde a última sexta-feira (26)
Área de vegetação no Morro da Baleia queima desde a última sexta-feira (26)

Uma equipe da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) trabalha neste sábado (27) para conter o incêndio em uma área de vegetação no Morro da Baleia, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Jundiaí, entre os bairros da Malota e o Residencial Anchieta.

De acordo com informações da GMJ, cerca de 10 guardas e 3 viaturas estão no local para combater o fogo, que havia sido controlado na noite anterior e retomou pela manhã. O trabalho não é simples, tendo em vista o sol e o calor, que ajudam as faíscas a alastrarem as chamas, e o esforço dos homens, que é totalmente manual. "Eles estão neste momento utilizando equipamentos manuais, que são os abafadores e os sopradores", explica o subinspetor da GMJ, Cláudio de Souza, que estava no plantão quando a ação da Guarda começou.

COMO FOI

As chamas começaram por volta das 15h desta sexta (26), quando homens da Guarda Ambiental e do Corpo de Bombeiros foram acionados. "Nesse horário a fumaça já começou e o pessoal começou a ligar para denunciar", comenta o subispetor.

A primeira ação, de acordo com ele, foi enviar quatro viaturas da Divisão Florestal, com 11 guardas para trabalhar no combate. Os homens foram divididos em três equipes, duas focadas na região da Malota e uma na área do Residencial Anchieta, uma vez que, graças a imagens capturadas por um drone, foi possível detectar três focos diferentes de incêndio. "Queríamos analisar o comportamento do fogo para tomar as melhores decisões. Em um primeiro momento, usamos um aceiro na região da Malota. O aceiro é quando abrimos uma picada e molhamos a área de terra com o caminhão-bomba, e essa picada atua como uma barreira natural para, pelo menos, o fogo não se alastrar."

Na Malota, segundo o subinspetor, o incêndio foi contido por volta das 18h. Já na região do Anchieta, uma mudança de vento dificultou os trabalhos. "As chamas mudaram de direção e anoiteceu, período em que não fazemos contenção de fogo por segurança dos nossos homens. Felizmente, duas equipes ficaram no monitoramento e, à meia-noite, nos informaram que o fogo estava controlado."

Com o sol e o calor forte, no entanto, uma nova fumaça foi detectada na manhã deste sábado, indicando que o incêndio voltara a queimar no Morro.

Desde o início do incêndio, leitores do Jornal de Jundiaí, de diferentes bairros da cidade, compartilham fotos e vídeos do fogo, que tem deixado muita fumaça.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.