SAÚDE MENTAL

Mobilização alerta população sobre saúde mental materna

Com apoio da Semel, evento gratuito será dia 5 de maio, na Praça da Copaíba

27/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Rafaela Schiavo, psicóloga perinatal e representante do movimento nacional, coordena evento na cidade
Rafaela Schiavo, psicóloga perinatal e representante do movimento nacional, coordena evento na cidade

No mês das mães, Bauru receberá a Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna no dia 5 de maio, a partir das 8h, na avenida Getúlio Vargas, em frente à árvore Copaíba, com uma programação repleta de atividades. O evento, gratuito e aberto ao público, é coordenado por Rafaela Schiavo, psicóloga perinatal e representante do movimento nacional, e por Isabela Chaves, também psicóloga, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

"É alarmante que 65% das gestantes sofram de estresse, 35% de ansiedade e 25% de depressão. Ainda mais preocupante é que 85% dessas mulheres desejam acompanhamento psicológico e não o recebem. Precisamos intensificar a conscientização sobre a saúde mental materna e garantir que elas saibam de seu direito ao suporte psicológico adequado", explica Rafaela Schiavo. Ela reforça que a mobilização ganha ainda mais importância com a nova Lei 14.721/2023, que exige a promoção da conscientização sobre a saúde mental das gestantes.

O encontro contará com diversas atividades interativas, incluindo desenho na barriga de grávidas, informações sobre amamentação, rodas de conversa com mães, aferição de pressão arterial e entretenimento infantil com brinquedos infláveis.

Esta mobilização visa não apenas educar a população sobre a importância da saúde mental durante a gestação, mas também oferecer um espaço de suporte e troca de experiências para mulheres grávidas, parturientes e puérperas.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.