PRIMEIRO ÓBITO

Águas de Lindóia confirma primeira morte por febre amarela no Estado em 2024

Com o óbito, a Secretaria de Estado de Saúde intensificou as medidas de prevenção à doença em Águas de Lindóia e outros municípios.

Por Higor Goulart | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Agência Brasil

Vacina da Febre Amarela está disponível em todo o Estado de São Paulo
Vacina da Febre Amarela está disponível em todo o Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo confirmou a primeira morte por febre amarela em 2024. A vítima é um homem, de 50 anos, morador de Águas de Lindóia, a 100 quilômetros de Campinas. Ele morreu no dia 29 de março.

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o homem se deslocava pela região de Monte Sião, em Minas Gerais.

Com o primeiro óbito no ano, a pasta intensificou as ações de vigilância e vacinação em Águas de Lindóia. A vacina contra a Febre Amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do Estado. Até o momento, a cobertura vacinal é de 68,47%.

Desde abril de 2017, o esquema vacinal no Brasil é de apenas uma dose para toda a vida, conforme determinação também da OMS (Organização Mundial de Saúde). A recomendação é de quem não recebeu a dosagem e pretende viajar para Áreas com Recomendação da Vacina se imunize dez dias antes do deslocamento.

“A vacina da Febre Amarela tem um período de 10 dias para criar anticorpos. Desta forma, quem for viajar para zona de mata, acampamentos, trilhas e cachoeiras, é de suma importância a imunização o quanto antes”, alertou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Regiane de Paula.

Por fim, a pasta alertou que a Febre Amarela não é transmitida por macacas. A transmissão acontece por meio de mosquitos silvestres, que vivem em zona de mata e fora do ambiente urbano.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.