REGIONAL

Serviço de Radioterapia do HCFMB amplia o seu horário de atendimento

Desde janeiro, a unidade, que funcionava das 8h às 21h, está com o expediente de segunda a sexta-feira, das 5h às 24h

20/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

HCFMB/Divulgação

Pacientes aguardavam cerca de quatro meses por Serviço de Radioterapia em Botucatu
Pacientes aguardavam cerca de quatro meses por Serviço de Radioterapia em Botucatu

Com o objetivo de zerar a fila de espera, o Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) ampliou seu horário de atendimento. Desde janeiro, a unidade, que funcionava das 8h às 21h, está com o expediente de segunda a sexta-feira, das 5h às 24h.

De acordo com o médico responsável pelo Serviço, Batista de Oliveira Júnior, a medida foi implementada em virtude do período - cerca de quatro meses - que pacientes diagnosticados com câncer tinham que enfrentar até chegar a unidade.

Em janeiro, 70 pessoas aguardavam para iniciar o tratamento radioterápico e, em abril, o número chega a 26. Estes pacientes são chamados em até quatro semanas para realização das sessões de radioterapia, após consulta ambulatorial.

Dinâmica

Com a ampliação do horário, pacientes de cidades da região vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS-VI) são inseridos nas sessões ao longo do dia e àqueles de Botucatu ou que estão hospedados nas Casas de Apoio são direcionados para o período noturno, ou nas primeiras horas da manhã.

"O paciente é o maior beneficiário. Houve uma compreensão da Superintendência do HC que a medida era importante e deu certo", avalia Oliveira Júnior.

No fim de 2023, antes da ampliação do horário, aproximadamente 70 pacientes eram atendidos diariamente pelo Serviço de Radioterapia. Atualmente, são mais de 90 pessoas que recebem atendimento.

Encaminhamento

As pessoas que necessitam de sessões de radioterapia chegam até o Serviço encaminhadas após consultas ambulatoriais no próprio HCFMB. "Abrir mais vagas para pacientes com tratamento oncológico de radioterapia no HCFMB tem um impacto significativo", ressalta Alessandro Lia Mondelli, gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HCFMB.

"Para o Hospital, significa um olhar humanizado que estabelece uma conexão com os pacientes e, para os pacientes, possibilita um acesso mais rápido ao tratamento, redução do tempo de espera e, potencialmente, melhores resultados no tratamento do câncer".

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.