BAURU

O amor não tem idade: João e Maria se casam neste sábado com 84 e 71 anos

Casal de idosos se conheceu no Abrigo Colônia Aymores, onde vai celebrar a união junto a amigos, em cerimônia especial

Por Guilherme Matos | 20/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Guilherme Matos

João e Maria se mudaram para o abrigo em 2022
João e Maria se mudaram para o abrigo em 2022

"Amor, meu grande amor, me chegue assim bem de repente". Foi exatamente desse modo que floresceu o bem-querer entre João Gonçalves de Farias, 84 anos, e Maria José Vieira da Cunha, 71 anos. Neste sábado (20), o casal que se conheceu no Abrigo Colônia Aymores, trocará alianças, em uma cerimônia cercada por amigos.

Um encontrou no outro conforto e companheirismo, apoio já capaz de transformar a vida. Mas foi um beijo 'roubado', de 'assalto', de repente, que transformou a amizade em paixão, como canta Barão Vermelho, em trecho da canção que abre o texto.

"Eu estava tomando café no refeitório e fui levar a xícara para a cozinha. Ele me pegou e me deu um beijo na boca e aí começou a paixão", explica Maria. Antes de seus olhos voltarem a brilhar, ela enfrentou momentos de tristeza e solidão após deixar sua antiga vida, conta Ana Paula Viotto, coordenadora geral do abrigo. Agora, voltou a sorrir e está mais animada.

"No começo eu não queria morar aqui, porque tenho um filho que está internado em um abrigo lá no Bela Vista. Eu fico pensando muito nele e chorava bastante. Mas eu conheci o João e a saudade vai passando", narra.

João relembra que os contatos começaram por conta das mangas que ele levava para ela e outros moradores do abrigo. Com o tempo, as conversas foram se tornando mais íntimas e transcenderam o simples convívio, até que ele deu seu passo mais ousado: o beijo.

"Me apaixonei por tudo. Ele é muito carinhoso e bonzinho", afirma a noiva, que é viúva. 'Natural' do Distrito de Tibiriçá, trabalhou como doméstica até se aposentar. Quando seu primeiro marido faleceu, foi morar no Núcleo Geisel, de onde saiu quando adoeceu e precisou ir para o abrigo.

Já João nasceu em Maracaí (a 200 quilômetros de Bauru), mas foi criado em Bauru. Foi carpinteiro e trabalhou em fazendas ao longo da vida atuando, também, como cuidador dos animais. Ele já foi casado outras duas vezes e tem seis filhos.

Certamente o que eles, os amigos e colaboradores do abrigo desejam, agora parafraseando música da mesma banda, é que ele (e ela também) tenha a quem amar e, quando estiver bem cansado, ainda exista amor pra recomeçar...

A união será oficializada neste sábado (20), às 11h, no refeitório do Abrigo Colônia Aymores. Após a cerimônia, celebrada pelo Padre Beto, haverá um churrasco para os idosos festejarem. A trilha sonora será por conta das irmãs Paula Velozo e Ma Vellozo, dupla conhecida na cidade.

O ABRIGO

O Abrigo Colônia Aymores acolhe idosos de ambos os sexos, encaminhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas), em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), explica Ana Paula Viotto explicou.

Ela enfatizou a importância desse suporte para aqueles que, por diversas razões, estão em situação de vulnerabilidade. O local conta com uma equipe técnica multidisciplinar para fazer o atendimento dos acolhidos.

É mantido pela sociedade beneficente "Dr. Enéas de Carvalho Aguiar" e conta com o apoio Secretaria do Bem Estar Social (Sebes).

O casal João e Maria, Ana Paula Viotto, coordenadora geral do abrigo, e a psicóloga Maiara Fernanda Franco de Camargo
O casal João e Maria, Ana Paula Viotto, coordenadora geral do abrigo, e a psicóloga Maiara Fernanda Franco de Camargo
Idosos se conheceram no abrigo e se casam neste sábado
Idosos se conheceram no abrigo e se casam neste sábado

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.