OPINIÃO

Entrelinhas

09/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Lupa 1

O vereador Coronel Meira (Novo) quer saber os pormenores da negociação do governo com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru (Ascam) em torno da gestão dos Ecopontos municipais.

Lupa 2

A entidade administrava esses locais até 2021, quando teve o contrato rompido pelo governo. Entrou a Emdurb, que não conseguiu dar conta da demanda. O estopim foi uma foto publicada na capa do JC que mostrou uma montanha de lixo em um dos Ecopontos. O governo, então, decidiu retirar o serviço da Emdurb e passar de volta à Ascam.

Lupa 3

Meira, porém, teve acesso a um parecer jurídico da Procuradoria do Município que apontou controvérsias no processo de contratação da Ascam para este ano. Elton Johnny Petini, procurador, afirmou em manifestação que há uma série de controvérsias na negociação e que o contrato parece ter sido redigido às pressas, de forma açodada, uma vez que tem até mesmo erros gramaticais.

Mudança 1

Se a expectativa era de que o vereador Beto Móveis, ex-Cidadania, fosse para o PSD, ele surpreendeu os colegas nesta segunda-feira (8) ao comunicar que migrou para o Republicanos.

Mudança 2

Foi questão de cálculo: o PSD, afinal, já tem três vereadores em exercício - Júnior Rodrigues, Miltinho Sardin e Marcelo Afonso - e disputar por essa chapa não seria nada fácil. Os próprios filiados ao PSD admitem que o partido deverá eleger dois nomes para a Câmara, mas dificilmente três.

Desabafo

O vereador Pastor Bira externou uma profunda lamentação durante discurso na tribuna da Câmara na sessão desta segunda (8). "Eu não tenho a mesma sorte [que têm outros colegas]", afirmou. Ele se referia aos colegas parlamentares que compõem a base do governo na Casa - cujos pedidos são mais atendidos se comparados aos da oposição.

Produção 1

Apesar das brigas internas ou mesmo em plenário, muitas das quais ácidas, os vereadores da Câmara ao menos concordam em algo: a Casa está há quase dois meses sem produzir absolutamente nada em razão do travamento da pauta legislativa (leia mais na página 4).

Produção 2

Parlamentares ouvidos reservadamente pela coluna admitem: o sentimento é de agonia e também de desânimo. Ninguém sabe, afinal, até quando o regime de urgência sobre o PL do Esgoto vai perdurar.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.