OPINIÃO

Entrelinhas

29/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Arquivou 1

O Ministério Público de Bauru arquivou o inquérito policial que apurava suposta invasão ao computador da vereadora Estela Almagro (PT) no âmbito do episódio em que a foto da tela principal do computador da petista foi trocada por uma imagem de Walmir Henrique Vitorelli, acusado de ter contratado o hacker Patrick César da Silva Brito para invadir dispositivos eletrônicos da parlamentar e do jornalista Nelson 'Itaberá'.

Arquivou 2

O MP afirmou na portaria de arquivamento que "os elementos colhidos não permitem inferir a presença de justa causa para a propositura da ação penal". Vitorelli chegou a ser ouvido pela Polícia Civil e negou quaisquer negociações com o hacker para prejudicar as vítimas de Patrick, que confessou em depoimento à Câmara e também à Polícia Civil de Bauru ter sido contratado por Vitorelli.

Enquanto isso…

O arquivamento do caso em Bauru diz respeito somente à suposta invasão do computador da vereadora, que não ocorreu, segundo um relatório da Polícia. O objeto principal da investigação - a contratação do hacker e a invasão a dispositivos das vítimas - são apurados pela Corregedoria da Polícia Civil e também pela Polícia Federal (PF).

Manifestou 1

A Prefeitura de Bauru já se manifestou na ação civil pública ajuizada pelo Sinserm que pede a suspensão do chamamento público cujo objetivo é entregar a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mary Dota a uma organização social (OS). E rechaçou os argumentos da denúncia, que elenca, entre outras coisas, a decisão do Conselho Municipal de Saúde (CMS) que pede o cancelamento da medida.

Manifestou 2

"As deliberações do Conselho Municipal de Saúde carecem de homologação da Chefe do Poder Executivo para gerar efeitos, motivo pelo qual o posicionamento daquele no caso concreto não tem efetividade", afirmou o governo. "O objetivo da contratação é a manutenção do serviço da forma que já é utilizada pelo poder público municipal", prosseguiu. Os autos seguem agora para o Ministério Público (MP), que pode ou não se manifestar.

De olho

O vereador Coronel Meira (União Brasil) pediu informações à prefeitura sobre o andamento das negociações em torno da entrega da gestão dos Ecopontos à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam). Um procedimento de contratação da entidade corre na Secretaria do Meio Ambiente (Semma).

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.