AÇÕES DE INCLUSÃO

Programa de Inclusão Político-Eleitoral chega à aldeia Ekeruá

Presidente do TRE-SP acompanhou o trabalho realizado na aldeia Ekeruá; cidade tem a maior proporção de população indígena do estado (15%)

23/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

TRE/Divulgação

Ações de inclusão do TRE-SP facilitam acesso a serviços eleitorais
Ações de inclusão do TRE-SP facilitam acesso a serviços eleitorais

Avaí - Quem vive distante dos centros urbanos nem sempre consegue providenciar documentos ou mantê-los regularizados. Para aproximar as populações indígenas, quilombolas e caiçaras dos serviços eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, há dois anos, promove o Programa de Inclusão Político-Eleitoral. Nesta quarta (20), a comunidade visitada foi a aldeia Ekeruá, na Terra Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru). Há uma nova visita programada para o dia 3 de abril.

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, esteve presente e destacou a importância da ação. "Essas comunidades precisam do nosso apoio, pois o acesso aos cartórios eleitorais nem sempre é fácil. E, como servidores públicos, temos como obrigação levar os serviços até essa população para que cada pessoa que vive no local obtenha cidadania plena, podendo votar e ser votada", declarou.

Na ocasião, foram realizados 54 atendimentos, entre os quais o da estudante Adriany Indiara. Aos 17 anos, ela aproveitou a oportunidade para tirar o título eleitoral. "Considero importante que, mesmo antes da obrigatoriedade de votar aos 18, os jovens façam seus títulos para também participar da escolha dos nossos representantes", ressaltou a jovem, que pretende registrar seu voto nas eleições municipais de 2024.

O atendimento foi realizado por servidores da 300ª Zona Eleitoral de Bauru, responsável pelo eleitorado da cidade de Avaí. No Centro da cidade, é oferecido o atendimento por meio do projeto Parceria Cidadã, que conta com o auxílio de uma servidora da prefeitura.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.