EMER LAVINNI

Diretor de novelas começou a filmar no quintal da casa da avó, em Pirajuí

Emer Lavinni fez parte da equipe de direção de 'Terra e Paixão'; cineasta percebeu aptidão ao ganhar câmera do pai com 12 anos

17/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Emer Lavinni dirigindo Tony Ramos e Glória Pires durante a novela 'Terra e Paixão'
Emer Lavinni dirigindo Tony Ramos e Glória Pires durante a novela 'Terra e Paixão'

Nascido em Pirajuí, Emer Lavinni fez parte da equipe de direção da novela 'Terra e Paixão', de Walcyr Carrasco, exibida no horário nobre da Rede Globo. Esta foi a sua estreia como diretor de TV, após quase dez anos atuando no cargo de assistente de direção pela emissora. E, para coroar a conquista, números importantes para o currículo: o folhetim ultrapassou, na reta final, a casa dos 30 pontos de audiência e cravou o melhor Ibope da faixa, desde outubro de 2022.Nada mal para o cineasta, que começou a dar os primeiros passos na carreira em um circo que montou no quintal da casa de sua avó em Pirajuí (a 58 quilômetros de Bauru). Aos 12 anos, após ganhar uma câmera VHS de presente do pai, passou a produzir filmes caseiros com amigos.

"Eu filmava aniversários. Fiz um vídeo hilário de madrugada no cemitério com câmera na mão no estilo 'Bruxa de Blair'. Posicionava a câmera entre os arbustos da praça para gravar pegadinhas, montava cidades em maquetes de isopor e filmava suas explosões, escrevia roteiros e chamava os amigos da escola para atuar, e ainda fazia uma graninha com imagem ao vivo para um telão de pessoas dançando em uma balada. Assim foi minha infância em Pirajuí", recorda-se.

De repente, Emer se viu diante de gigantes do cinema e da teledramaturgia brasileira, como Tony Ramos e Glória Pires. "Lembro que, no meu primeiro dia dirigindo essa novela, já foi um set com Tony e a Glória. Cresci assistindo aos dois e ambos foram muito generosos comigo. A Glória, diariamente, me recebia com um lindo sorriso no rosto, topava tudo o que eu propunha. O Tony, cuja mãe também é natural de Pirajuí, me abraçou e disse que eu alcancei [o cargo de direção] por mérito. Sorriu divertidamente e falou para eu ter a mão no foco. Me senti batizado", conta.

O convite para integrar a equipe de direção de 'Terra e Paixão' partiu do diretor artístico Luiz Henrique Rios. "Para mim, ele é um mentor sensível e genial que abre portas para muitos profissionais. Após trabalharmos juntos em algumas novelas, eu como assistente de direção, passei a ter um feedback muito positivo e estimulador sobre o meu trabalho".

Foi quando Emer se viu diante de um imenso desafio e, ao mesmo tempo, da realização de um sonho. "Pode-se dizer que o diretor é um coautor da novela, já que, a partir do texto do autor, elabora todas as cenas, define o tom dos personagens e é o encarregado pelo produto final, desde a preparação, gravação e edição ou finalização dos capítulos", contextualiza.

O maior desafio de Emer foi gravar os primeiros capítulos da novela, por 45 dias, no Mato Grosso do Sul, em plantações de soja e milho. "São ambientes com pouca estrutura. Porém, foi um grande aprendizado. Trabalhávamos 15 horas em média, diariamente, de segunda a sábado, e no clima do Mato Grosso do Sul, que tem várias estações do ano num mesmo dia. Tínhamos de estar atentos para resolver, com muita eficiência e criatividade todas as adversidades", detalha.

Há quase dez anos na TV Globo, Emer Lavinni começou como 1º Assistente de Direção, função conhecida como braço direito dos diretores.

O pirajuiense já trabalhou junto a grandes nomes, como Jorge Fernando, e atuou em mais de seis novelas e quatro séries, além de dirigir campanhas publicitárias, peças de teatro e filmes com exibições no Brasil e Exterior.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.