BEM-ESTAR

Praticar atividade física, mesmo que somente no final de semana, ajuda a perder peso

17/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Reprodução

Estudo chinês diz que dá para atingir metas
Estudo chinês diz que dá para atingir metas

Um novo estudo publicado na revista científica 'Obesity' revela que praticar atividade física uma ou duas vezes por semana pode resultar em perda de peso, da mesma forma como se exercitar com regularidade. No entanto, muita gente tem dificuldade de alcançar esta meta diante da correria do dia a dia. O novo estudo descobriu que as pessoas que concentram seus exercícios em um a dois dias por semana, chamadas pelos pesquisadores de "guerreiros do fim de semana", podem perder peso de forma semelhante àquelas que se exercitam no dia a dia. "Vale a pena estimular o método guerreiro de fim de semana para pessoas que não conseguem seguir a frequência recomendada", diz Lihua Zhang, uma das autoras do estudo e cientista de saúde do Centro Nacional de Doenças Cardiovasculares, da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Faculdade de Medicina da União de Pequim, na China.

Zhang sugeriu que a pesquisa fosse divulgada para funcionários de escritório, motoristas de ônibus e muitos outros trabalhadores que ficam sentados por muitas horas durante o trabalho. "Essas pessoas estão lutando para ficar em dia com sua atividade física durante a semana para compensar o risco de um estilo de vida sedentário, mas têm pouco tempo livre para ir à academia", comentou ela em um comunicado. "Nosso estudo pode oferecer a elas uma opção alternativa para manter a forma."

De acordo com Zhang, as melhores atividades para os guerreiros de fim de semana são corrida, caminhada, ciclismo e escalada. Foram pesquisadas 9.600 pessoas a partir da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, de 2011 a 2018. A idade dos participantes variava de 20 a 59 anos. Os resultados mostraram que 772 participantes relataram o padrão de guerreiro de fim de semana e 3.277 relataram o padrão regularmente ativo.

Em comparação com os 5.580 participantes inativos, tanto o grupo guerreiro quanto o grupo ativo regular apresentaram menor adiposidade abdominal medida, circunferência da cintura, gordura corporal total e índice de massa corporal (IMC). "O estudo reafirma o velho ditado sobre atividade física e saúde: qualquer atividade é melhor do que nenhuma. Notavelmente, o treino dos guerreiros foi de maior intensidade e maior duração. 'A principal conclusão do estudo, porém, é que as pessoas devem ser ativas da maneira que se adapte melhor ao seu estilo de vida', disse a professora assistente de medicina clínica Beverly Tchang, do Weill Cornell Medicine em Nova York.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.