BAURU

MDB é aliado do governo, mas tem quadros para disputar majoritária, afirma Mandaliti

Presidente do MDB diz que já tem chapa de candidatos à vereança formada e defende agilizar questões urgentes de Bauru

Por André Fleury Moraes | 09/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

André Fleury Moraes

Rodrigo Mandaliti, presidente do MDB de Bauru: 'queremos ser protagonistas'
Rodrigo Mandaliti, presidente do MDB de Bauru: 'queremos ser protagonistas'

Presidente do MDB de Bauru, o empresário Rodrigo Mandaliti não descarta que a legenda encabece uma candidatura à prefeitura na eleição deste ano - "temos bons quadros para isso", afirma -, embora ressalte que no momento a sigla apoie a prefeita Suéllen Rosim (PSD). Em conversa com o JC no início da noite da última quarta (6), Mandaliti negou que o partido pressione pela vaga de vice e afirmou que a candidatura à função hoje pertence ao médico Orlando Costa Dias, que já ocupa a vaga. "Mas queremos ser protagonistas", garante.

"O doutor Orlando é um excelente nome, por quem temos profundo respeito. Ele prestou excelentes serviços a Bauru e respeitamos seu trabalho. Ele é o vice e tem tudo para ser de novo", observa. "Eu não entro nessa briga, o MDB também não. Nós queremos ver Bauru crescer, contribuir com a cidade. Não fazemos politicagem", garantiu. Mandaliti até admite a possibilidade de o vice se filiar ao MDB, mas salientou que isso não chegou a ser conversado até o momento. "Será muito bem-vindo", pontua.

Segundo Mandaliti, "o MDB é um partido despido de vaidades e tem o espírito de ajudar a cidade". Ele cita, por exemplo, o trabalho do secretário emedebista Renato Purini, atual titular da Secretaria de Planejamento (Seplan). "Tenho ouvido ótimas avaliações sobre ele [Purini]. Há procedimentos que antes levavam 90 dias para serem realizados e hoje são concluídos em apenas cinco. Essa é a visão do MDB: contribuir", pontua.

O partido, por sinal, já está com chapa de candidatos à vereança formada. E ela não inclui o vereador emedebista Guilherme Berriel - que, nas palavras do próprio Mandaliti, deverá mudar de partido. "Ele tem o posicionamento dele. Não concordo, mas respeito". "Tem muita coisa boa por vir, de qualquer forma", complementa.

Mandaliti evita comentar o cenário pós-eleição, mas antecipa que a legenda "sempre estará disposta a contribuir" e que "temos perfis vocacionados a várias áreas". "Se alguém me pede para auxiliar a prefeitura na pasta do Meio Ambiente, por exemplo, vou buscar no partido alguém gabaritado sobre o assunto. Se não houver, paciência. Deixa para a próxima", explica.

O empresário afirma também que é hora de deixar de olhar somente para Bauru. "Temos de ficar atentos à nossa microrregião. Veja Lençóis Paulista, que está recebendo uma série de investimentos. Precisamos pensar em como aproveitar esse cenário", explica. O principal foco, na avaliação do presidente emedebista, deve ser o tratamento de esgoto. "Bauru não trata esgoto e isso é uma vergonha. Não é culpa do atual governo, mas o fato é que essa é uma questão a ser resolvida porque afasta investimentos, empresários", diz. "Se dizem que o atual projeto é um cheque em branco, por que não conversamos para fazer um nominal?", compara. Ele se refere ao fato de a Câmara ainda ter desconfiança sobre o que será efetivamente do projeto da concessão - que não vincula o estudo da Fipe ao edital.

Mas também há outras questões urgentes, diz Mandaliti. "Vamos continuar com uma Emdurb ineficiente? Por que não uma secretaria de Trânsito e Segurança?", indaga o empresário, que ressalta também a necessidade de um novo Plano Diretor e de uma reforma administrativa.

"Há também a questão da Saúde. Têm pontos com os quais não concordo, mas outros com que concordo. Quando perdi a eleição junto com o Raul, em 2020, no dia seguinte estava buscando ajudar o município. E ainda tem gente comentando a disputa até hoje", lamenta.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.