DIA DA MULHER

Luta feminina pelas palavras escritas, cantadas ou plantadas

Declamação de poesias, show e exposição integram programação no Centro Cultural em Bauru neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher

08/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com o artista José de Bara Figueredo e a Academia Bauruense de Letras (foto ampliada no final)
O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com o artista José de Bara Figueredo e a Academia Bauruense de Letras (foto ampliada no final)

Com declamação de poesias e a exposição de uma obra da Conceição Evaristo representando todas as que lutam usando as palavras escritas, cantadas ou plantadas nas ruas, o Dia Internacional da Mulher será marcado, nesta sexta-feira (8), no Centro Cultural, por um projeto que visa enaltecer e destacar a participação da história feminina na literatura e também na música, relacionando com seu protagonismo no mundo.

Gratuito, o evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com o artista plástico José de Bara Figueredo e a Academia Bauruense de Letras.

Em comemoração à data celebrada nesta sexta-feira (8), ficará disponível dentro das dependências da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, até dia 31 de março, uma obra esculpida e pintada de Conceição Evaristo (ao lado), escritora mineira premiada, cujo livro mais famoso é o romance 'Ponciá Vivêncio'. A obra da Conceição Evaristo, esculpida e pintada pelo artista José de Bara Figueredo, representa as grandes mulheres (inclusive minorias), 'que lutaram e ainda lutam usando as palavras escritas, cantadas ou plantadas nas ruas como arma para defender seus filhos e os filhos do planeta fome'. Também serão expostos diversos trechos de obras escritas por mulheres oprimidas que tiveram o acesso interrompido à educação, como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Anne Frank, Maya Angelou e Malala Yousafzai.

Participam da iniciativa desta sexta-feira (8), os artistas José Aparecido da Silva de Figueiredo, Rachel Assis Pinke, Wé Tó Illú e Werbe de Jesus Santos.

Centro Cultural fica na avenida Nações Unidas, 8-9, mesmo endereço da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu.

PROGRAME-SE

HOJE
19h - Abertura do Evento: Declamação de Poesias, por membros da Academia Bauruense de Letras - O Protagonismo feminino na literatura
19h30 - Mestre Jesus e representantes da Capoeira, junto com a professora de ballet Rachel Pink e o Grupo de Atabaques Wé Tó Illú, cantam e dançam coreografias simbolizando grandes mulheres como Dandara e Maria Felipa
20h30 - Show da Banda Corset - Tributo a Divas do Pop Rock

ATÉ DIA 31
8h às 16h45 - Exposição da escultura em referência a Conceição Evaristo e trechos de escritoras que representam a resistência

'BAURU POR ELAS'

Durante o evento 'Bauru por Elas', realizado pela Prefeitura de Bauru, também estão previstas apresentações culturais. A iniciativa acontece das 9h às 16h, na Casa do Empreendedor.

Por lá, o público poderá conferir o grupo de dança Cris Lopes. De acordo com a própria, a ação vai homenagear as mulheres, que mesmo com as dificuldades da idade, se dispõe sempre, a dançar e relembrar os bons tempos e serem felizes.

Quem também fará show é o Quarteto de Cordas Safira, que nasceu inspirado em frase de Cora Coralina: "Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas". O grupo é composto por mulheres atuantes em Projetos Sociais como o Guri e Orquestra Sinfônica de Bauru, e busca valorizar o ensino musical de crianças e adolescentes. Musicistas: Geovana Costa (violino 1); Luana Lares (violino 2); Jessica Paganunci (viola) e Ana Laura Souza (violoncelo). A Casa do Empreendedor fica na rua Raposo Tavares, quarteirão 8.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.