EM BAURU

30 anos de Jardim Botânico com Quarteto de Cordas ‘Fazendo Arte’

Show será neste domingo, a partir das 10h; proposta do espaço também é aproximar público do meio ambiente

02/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

O quarteto formado por Daniel Saito, 1º violino, Geovana Costa, 2º violino, Jéssica Paganuci, na viola de arco e o violoncelista é Silvio Decimone
O quarteto formado por Daniel Saito, 1º violino, Geovana Costa, 2º violino, Jéssica Paganuci, na viola de arco e o violoncelista é Silvio Decimone

O Jardim Botânico completa 30 anos com apresentação do Quarteto de Cordas 'Fazendo Arte', neste domingo (3), a partir das 10h, na Praça dos Bambus, em Bauru. A entrada é gratuita e conta com o apoio das Empresas Amigas da Natureza.

O quarteto formado por Daniel Saito, 1º violino, Geovana Costa, 2º violino, Jéssica Paganuci, na viola de arco e o violoncelista é Silvio Decimone apresentará um repertório musical eclético que transita por diversos estilos musicais e promete agradar a todos os gostos, incluindo gêneros como música erudita, rock clássico, tango, MPB e temas de filmes famosos.

O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.

TRAJETÓRIA

Durante os 30 anos do Jardim Botânico, os trabalhos estiveram focados em estruturar o espaço de maneira que fosse possível conciliar conservação, educação, pesquisa e lazer em um mesmo ambiente. O resultado deste trabalho culminou em uma ocupação de 40 mil metros quadrados, onde se localizam as áreas de visitação pública, associada e integrada com praças, áreas verdes, coleções de plantas vivas, viveiros de produção de mudas, laboratórios, herbário, centro de visitação, centro de educação ambiental, sede administrativa, banheiro público e estacionamento, trilhas e mirantes.

A estrutura física atual conta com 22 funcionários, permitindo que o Jardim Botânico mantenha e conserve uma coleção de plantas de 2.225 indivíduos, distribuídos em 408 espécies, sendo 18 espécies ameaçadas de extinção, recebendo por ano, em média, 6 mil pessoas em trabalhos de educação ambiental e 70 mil visitantes espontâneos.

O diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto, lembra que o Jardim Botânico é uma referência na conservação de espécies de plantas, especialmente aquelas que são nativas da região. "Esta trajetória de conquistas nos enche de orgulho, mas existem desafios, novas metas e sonhos que ainda temos que alcançar. Cumprimos um papel primoroso na conservação de um importante remanescente do cerrado paulista e proporcionamos à população um contato direto com este ambiente", comenta.

Para comemorar essa data tão significativa, estão sendo preparadas inúmeras ações comemorativas, que podem ser conferidas pelo site, em http://www.jardimbotanicobauru.com.br, e pelas mídias sociais - Facebook e Instagram - do Jardim Botânico.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.