CULTURA

‘O sapato que sabia andar’: uma peça sobre calçados rebeldes

Enredo é baseado na obra homônima do bauruense Luiz Vitor Martinello, que ressalta a importância do pensamento crítico

Por Guilherme Matos | 21/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

História é contada por meio de formas animadas
História é contada por meio de formas animadas

A Companhia Mariza Basso Formas Animadas fará a reestreia da peça "O sapato que sabia andar" no próximo sábado (24), às 20h. O espetáculo ocorrerá no Espaço Protótipo, em Bauru, e vai arrecadar fundos para o diretor Paulo Neves, que enfrenta problemas de saúde e precisa de recursos para custear os tratamentos. As entradas serão por "ingresso consciente", em que o espectador paga o quanto pode.

"O sapato que sabia andar" traz a história de uma chinela que, cansada de obedecer aos pés de Alice, a empregada, convence os sapatos da sapateira a fugir. Os calçados rebeldes fundam a Cidade dos Sapatos em busca da liberdade. Na cidade, no entanto, os pares não se entendem: o Sapato Esquerdo não quer obedecer ao Direito e o Direito tão pouco ao Esquerdo, com isso a Bota Militar precisa estabelecer a ordem: Direita é Direita e Esquerda é Esquerda!

A adaptação da história ressalta, por meio de formas animadas, a importância do pensamento crítico e da libertação das amarras sociais. A obra também apresenta reflexões sobre a cultura de classe, a desigualdade e a segregação. O espetáculo é recheado de metáforas e evidências da "camarotização" da sociedade em que, mesmo com mudança de posição econômica, o indivíduo já tem suas próprias percepções antes adquiridas e intrínsecas à sua cultura.

A peça é adaptada da obra homônima de Luiz Vitor Martinello. O autor e a companhia de teatro são bauruenses. Em 2024, a obra completa 40 anos de lançamento, enquanto a Mariza Basso Formas Animadas chega aos seus 20 anos.

A peça estreou em 2013, mas voltará a circular em sete cidades graças ao edital do Proac, do Governo do Estado de São Paulo. De 02 de março a 13 de abril, a companhia vai se apresentar em: Mongaguá, São José do Rio Preto, São Carlos, Piracicaba, Garça, Cerquilho e Pirassununga.

SERVIÇO

Espaço Protótipo: rua Marcondes Salgado, 1-66, Centro.

(crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.