O segredo para conviver com um mundo "hiperconectado" e com excesso de informações é saber como ser organizado, segundo estudos científicos.
Organizar-se é ser capaz de focar no que é mais importante e fazer aquilo que for prioritário. Esse conceito vale para todas as áreas de nossa vida, pessoal, profissional e até emocional.
Para isso, devemos começar pelos ambientes, nossa casa, nosso trabalho, nosso computador e até nosso carro e no caso das mulheres, nossas bolsas... vocês mulheres, não tem aquela sensação angustiante quando sua bolsa está uma bagunça? Parece que toda nossa vida está bagunçada!
Aproveitando o começo do novo ano vamos organizar a nossa rotina pessoal, da casa, do trabalho. O início de um novo ciclo é sempre mais propício para criar novos hábitos e costumes, então essa é a hora!
SUGESTÕES
1- Faça listas das suas necessidades: afazeres diários, compras, compromissos... isso otimiza a sua rotina, e consequentemente você prioriza o mais urgente. E, muito importante, vá ticando conforme for executando cada uma das tarefas, te trará o conforto da missão cumprida!
2 - Utilize um calendário, planner, apps... enfim o que for mais prático para você, mas é importante que esse calendário esteja sempre à mão! Esse hábito lhe trará mais tranquilidade mental.
3 - Resolva coisas rápidas, em vez de postergá-las. Surgiu algo que se resolve em dois minutos? Resolva já!
4 - Programe o seu fim de semana, embora tenhamos muitos afazeres que só podemos executar nesses dias, preencha-os com um tempo descanso e com atividades prazerosas.
5 - Comece organizando o seu local de trabalho, seja ele a sua mesa do escritório, a área de trabalho do seu PC, a sua cozinha, o seu carro...
6 - Descarte o supérfluo, não tenha apego, vai te trazer uma sensação de bem estar e leveza. Isso vale para todos os ambientes, físicos e virtuais.
7 - Priorize o que você está fazendo no momento, é um exercício mental. É muito difícil manter o foco quando tem muitas coisas disputando a sua atenção. Pessoas produtivas desligam todas as fontes de sinais desnecessários, pense nisso!
8 - Reserve um tempinho todos os dias só pra você, nem que seja alguns minutinhos, pra relaxar, ouvir uma música e dançar, meditar, ou mesmo se olhar no espelho e dizer que se ama... rs. Só não vale navegar na Net nesse momento, temos que desafogar a mente, ok?
9 - Organizar é um hábito, então PERSEVERE! Lembre de algumas regrinhas básicas:
10 - CUIDADO, tudo na vida deve ter equilíbrio! Não deixe que a organização vire uma neura, ao contrário ela tem que trazer leveza e prazer. Enfim, a Organização ajuda na nossa vida diária e consequentemente no nosso emocional, nos tornamos mais tranquilos e com mais tempo para desfrutarmos dos prazeres da vida.