CRIME

Homem condenado por série de roubos a motoristas de app é recapturado pela PM em Bauru

Lincoln William de Oliveira, de 24 anos, se evadiu após a última saída temporária; crimes foram registrados em maio de 2022, no Fortunato Rocha Lima

Por Larissa Bastos | 01/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
larissa.bastos@jcnet.com.br

Polícia Militar/Divulgação

Equipe de Força Tática localizou o foragido no Parque Jaraguá
Equipe de Força Tática localizou o foragido no Parque Jaraguá

Um homem de 24 anos condenado por uma série de roubos a motoristas de aplicativo de Bauru, registrados em 2022, foi recapturado pela Polícia Militar (PM) de Bauru, por meio da Companhia de Força Tática do 4.º Batalhão de Caçadores (4.º BC), na tarde desta quinta-feira (1). Ele cumpria pena no Centro de Progressão Penitenciária 1 (CPP-1) do município, mas não retornou ao presídio no prazo estipulado pela Justiça após ser beneficiado pela saída temporária no final do ano passado.

A captura foi realizada durante a Operação Impacto Adaga VII, deflagrada em todo o Estado de São Paulo pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) a fim de cumprir mandados de prisão em aberto.

Conforme o JC noticiou, uma onda de assaltos a motoristas de aplicativo foi registrada no Núcleo Fortunato Rocha Lima entre abril e maio de 2022, dos quais três homens e uma mulher foram vitimados.

Uma dupla criminosa acionava o profissional pelo aparelho de terceiros e, durante o trajeto, sob ameaça de faca ou simulacro de arma de fogo, exigia celulares e quantias em dinheiro. Depois, mandava a vítima descer do carro e abandonava o veículo em um bairro vizinho.

Em um dos roubos, a vítima chegou até a ser colocada no porta-malas e viveu momentos de desespero. Inclusive, a dupla abandonou o veículo em uma estrada de terra, na região do Fortunato, com ela presa dentro do compartimento.

Lincoln William de Oliveira e seu comparsa, Wellington Vinícius dos Santos Nascimento, foram identificados e presos durante inquérito da Polícia Civil de Bauru, por meio da 1.ª Delegacia de Investigações Gerais (1.ª DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Ambos foram reconhecidos pelas vítimas e indiciados pela sequência de roubos.

Posteriormente, a dupla foi denunciada pelo Ministério Público (MP) e sentenciada pela Justiça, em julho de 2023, a cinco anos, seis meses e 20 dias de reclusão, em regime semiaberto.

Lincoln cumpria pena no CPP-1 de Bauru. No entanto, após ser beneficiado pela saída temporária no final de 2023, ele não retornou no prazo estipulado pelo Poder Judiciário e passou a ser considerado foragido.

RECAPTURA

Com base nessas informações, equipes de Força Tática, durante Operação Adaga, diligenciaram nas proximidades do endereço do suspeito e encontraram o homem na rua Victório Perin, no Parque Jaraguá, por volta das 16h desta quinta.

Ainda de acordo com o BO, ao visualizar a viatura, o homem tentou fugir e entrou no quintal de sua casa, na quadra 9 da mesma via. Porém, foi abordado e contido pelos policiais militares. Durante busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado.

Lincoln foi conduzido ao Plantão Policial de Bauru, onde o delegado plantonista deliberou pelo cumprimento do mandado de prisão. Após exame de corpo de delito cautelar, o capturado foi encaminhado à Cadeia Pública de Pirajuí para aguardar pela audiência de custódia.

O detento foi punido com a regressão do regime semiaberto para o fechado e permaneceu à disposição da Justiça.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.