EM BAURU

Prefeita Suéllen Rosim pressiona Câmara pelo PL da Concessão após novas enchentes

Em vídeo gravado na avenida Nações Unidas, prefeita afirma que “governo propôs a solução” ao problema das enxurradas

Por André Fleury Moraes | 01/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Reprodução

Print do vídeo publicado pela prefeita nas redes sociais após enchentes na Nações (foto ampliada no final)
Print do vídeo publicado pela prefeita nas redes sociais após enchentes na Nações (foto ampliada no final)

A prefeita Suéllen Rosim (PSD) ampliou a pressão sobre a Câmara de Bauru pela aprovação do Projeto de Lei (PL) que autoriza a concessão do sistema de esgotamento sanitário de Bauru após as fortes chuvas que atingiram Bauru e alagaram novamente a avenida Nações Unidas.

Em vídeo gravado na altura do viaduto da antiga Fepasa, Suéllen afirmou que "o governo tem a solução" para a problemática das enchentes e apelou aos vereadores pedindo a aprovação do projeto - que prevê a obra de drenagem na avenida como contrapartida da futura concessionária do setor.

"Mais uma vez, infelizmente, as chuvas das últimas horas transformaram a Nações Unidas nesse cenário deplorável. Até quando isso vai acontecer?", indagou Suéllen.

"Vocês questionam e está certo, a gente está aqui para ser cobrado mesmo. E nós já propusemos uma solução. Enviamos há sete meses o projeto pedindo autorização para retomar as obras da ETE [Vargem Limpa] através de concessão. A empresa que ganhar esse processo tem a obrigação de acabar de vez com as enchentes da Nações Unidas", prosseguiu.

"Nenhum outro prefeito de fato propôs a solução na prática para esse problema. Mas precisamos unir forças neste momento e aqui, lógico, vai meu agradecimento porque tenho certeza de que o Legislativo, em cujo papel histórico a gente confia, vai nos ajudar com essa aprovação", finalizou a mandatária.

As declarações foram interpretadas por interlocutores da Câmara como uma nova pressão do governo sobre os vereadores neste tema - o primeiro foi o regime de urgência na tramitação da proposta, medida aprovada no ano passado.

Procurado, o presidente da Câmara, Júnior Rodrigues (PSD), afirmou que aguarda posicionamento de todos os vereadores para avaliar uma eventual manifestação do Legislativo sobre as declarações da prefeita.

O mal-estar entre parlamentares após o vídeo da mandatária ocorre especialmente porque a obra de drenagem na Nações não seria realizada de imediato.

A futura concessionária teria até sete anos para construir os piscinões - o que adiaria a solução para 2031 num cálculo que considera a aprovação do PL, a conclusão da licitação e a assinatura do contrato neste ano.

O projeto que autoriza a concessão foi encaminhado em julho do ano passado ao Legislativo e ainda está sob análise das comissões permanentes da Casa. Apenas duas já emitiram parecer sobre o tema - a de Justiça, que emitiu parecer favorável, e a de Economia, para a qual o texto não tem amparo legal.

Relatora da proposta neste último colegiado, a vereadora Chiara Ranieri (União Brasil) se manifestou pela inconstitucionalidade da matéria sob o argumento de que o PL "ainda apresenta lacunas fundamentais que, sem a transparência necessária, podem representar riscos à saúde financeira do Departamento de Água e Esgoto e prejuízo aos consumidores". O parecer da parlamentar ainda precisa ser analisado pelos demais membros do colegiado.

As declarações da prefeita, no entanto, não caíram bem nem mesmo aos parlamentares que compõem a base do governo na Câmara - há vereadores, afinal, que ainda têm dúvidas sobre a viabilidade da proposta.

A oposição também reagiu.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador Eduardo Borgo (Novo) classificou as declarações de Suéllen como chantagem emocional.

"A prefeita pede uma carta em branco para fazer o que quiser nesse projeto, que envolve uma cifra em torno R$ 3,5 bilhões", criticou Borgo. Ele se referiu ao fato de que o PL da Concessão não está atrelado à proposta da Fipe, responsável pela modelagem do projeto.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Marcelo Ravanhan
    01/02/2024
    INDEPENDENTE,DE CÂMARA OU CEREJEIRAS,O QUE RESOLVE É MEXER NO PROBLEMA,PALAVRAS AO VENTO TANTO DE UM LADO COMO DO OUTRO ,NOS BAURUENSE ESTAMOS FARTOS!!!!. #REAJABAURU
  • Jorge Hamilton Quatrina
    01/02/2024
    Parabéns a pré \"feita\" ! Meus sentimentos para os vere \" a dor \" !!! Pois Com A Graça de Deus, nenhum óbito veio a público nessa enxurrada de \"qua$e\" aconteCIMENTO$ ! As soluções governamentais \"parecem\" estar petriFICADAS!!!