OPINIÃO

Entrelinhas

17/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Sentiu 1

Pegou mal uma declaração da secretária de Saúde Giulia Puttomatti à rádio 94FM dizendo que "estou aqui desmentindo" a informação de que não há um pacote sequer de gaze nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Bauru. A titular da pasta afirmou que "todas as unidades de atenção primária e de urgência e emergência estão abastecidas com o insumo da gaze".

Sentiu 2

"Nós informamos, demos essa informação, e isso foi reiteradamente negada essa informação (sic) por meio de meios de comunicação (sic)", afirmou Puttomatti, num áudio pouco compreensível, sugerindo que a imprensa omitiu o lado da secretaria ou simplesmente mentiu ao noticiar a falta de insumos básicos nas unidades.

Primeiramente...

É preciso esclarecer, no entanto, que a própria assessoria de imprensa da prefeitura admitiu a falta dos insumos. E não foi a primeira vez que isso aconteceu, como lembrou reportagem do JC a respeito do tema.

Emergência

Ao final da declaração, Puttomatti afirmou que aguarda conclusão do processo emergencial de aquisição dos insumos. O problema está no Tribunal de Contas, que rejeita duramente compras emergenciais quando a emergência foi criada pelo gestor público. Se a pasta não se planejou previamente, pode sofrer reveses na Corte...

No mais...

Claro que a declaração da secretária, que está há quase um ano no cargo, gerou reações. A titular da pasta acabou desmentida pela chefe da UPA Bela Vista. O vereador Júnior Lokadora (PP), que denunciou o problema na segunda-feira (15), foi até a unidade e, irritado com Puttomatti, "entrevistou" a chefe da UPA. "Tem gaze aqui na UPA neste momento?", indagou o parlamentar. "Não. Neste momento, não", respondeu a servidora.

Aspas

"Eu fui eleito pela minha credibilidade. Sou bauruense. E aí, quem está mentindo?", reagiu Lokadora. Na sequência, o vereador foi até a sala de curativos e abriu a gaveta onde os pacotes de gaze deveriam estar armazenados. Não havia nada por ali. A declaração de Puttomatti, para muito além de absurda, é também um ataque à própria verdade.

Desdobramento

Na noite de ontem, enquanto isso, a prefeitura encaminhou nota afirmando que a secretária não errou na declaração e que Puttomatti se baseou no sistema de estoque. "No momento em que o áudio foi gravado, tomou-se por base as informações do Sistema de Estoque da unidade naquele exato momento (período da manhã), que apontava 400 pacotes de gaze (cada pacote com 10)", disse.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Natalino Davi da Silva
    17/01/2024
    Bom dia, li esta notícia sobre a falta de Gaze nas unidades de pronto atendimento e UBS, destaco que aqui na unidade saúde Vila São Paulo dias atrás ficou meses sem este importante istmo nos tratamentos de saúde, a secretária deveria primeiramente fazer uma visita às unidades, este é um papel de foro itimo dela. Isso que dar nossa Bauru sendo administrado por gente que não consigo suas demandas que tanto o povo necessita. Att. Natalino Da Pousada Ex. Vereador por três mandatos na Cidade.