BAURU

Menino morre de parada cardíaca após passagens por unidades de emergência, em Bauru

Ele tinha 12 anos e chegou a ser atendido três vezes na UPA Bela Vista e uma no Pronto-Socorro Central

Por Bruno Freitas | 16/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

UPA Bela Vista
UPA Bela Vista

A Polícia Civil de Bauru vai investigar a causa da morte de um menino de apenas 12 anos que morreu, nesta segunda-feira (15), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O óbito ocorreu após sucessivas complicações que o garoto teve em seu quadro de saúde. Uma fratura ocorrida uma semana antes, jogando futebol, segundo a família, também consta de seu prontuário médico. A ficha de comunicação de óbito foi enviada à polícia pela Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.

Segundo o boletim de ocorrência, tipificado neste primeiro momento como morte suspeita, Samuel Cardoso Miguel se machucou jogando futebol no último dia 7, dois domingos atrás. Ele foi levado pelos pais no dia 8 (segunda-feira) até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bela Vista. Neste primeiro atendimento médico, Samuel apresentava dor no corpo, febre, dor de cabeça (cefaleia) e com um possível quadro de dengue. Entretanto, não cita a lesão.

No dia seguinte, terça-feira (9), ainda de acordo com o registro policial, o menino foi levado novamente para a UPA Bela Vista, desta vez com relato de dor no corpo e dor intensa no joelho e hiperemia (vermelhidão) local. Diante deste quadro clínico, foi encaminhado para ortopedia do Pronto-Socorro Central (PSC), com possível fratura de platô tibial. Este osso, junto ao fêmur, forma a articulação do joelho. No PSC, foi avaliado e liberado de alta ortopédica com tala gessada e solicitação de retorno para 15 dias.

O registro policial traz ainda que, na sequência, o menino evoluiu com falta de apetite (inapetência), dor no corpo e no membro lesionado. Neste domingo (14), um dia antes do óbito, a mãe notou icterícia, ou seja, a pele e a parte branca dos olhos ficaram amareladas. Nesta segunda-feira (15), ao ajudar o menino a tomar banho, percebeu que ele estava hipoativo (“desligado”) e com cianose, que significa coloração azulada da pele, possivelmente decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. Diante dessa evolução inesperada do quadro de saúde do filho, ela o socorreu pela terceira vez até a UPA do Bela Vista, onde o garoto chegou sem reação. Ele foi levado até a sala de emergência, mas morreu.

Samuel Cardoso Miguel foi sepultado na tarde desta terça-feira (16), no Cemitério da Saudade, em Bauru.

A assessoria de imprensa da prefeitura afirma que "referente ao óbito de uma criança de 12 anos na UPA Bela Vista, a Secretaria de Saúde informa que o caso está em avaliação pela equipe médica e aguarda a conclusão do laudo do Instituto Médico Legal para posteriores providências".

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Francisco Alexandre Rosa
    17/01/2024
    Mais um caso para entrar em estatísticas. Consideraram a uma possível falta de competência e descaso em diagnosticar algo mais sério na saúde do menino, além da fratura?!!! Foi levantado seu histórico de vacinas tomadas? Tenho medo de um dia precisar ser atendido em UPA.