OPINIÃO

Entrelinhas

03/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Prejuízo

Partidos políticos de Bauru e região começam a correr atrás do prejuízo neste início de ano para conseguir disputar as eleições municipais sem sofrer sanções. Muitos deles não prestaram contas no ano passado e foram penalizados com a suspensão do recebimento das cotas dos fundos partidário e eleitoral.

Motivo

Embora pareça estranho, as legendas devem prestar contas à Justiça mesmo que não tenham movimentado recursos financeiros no exercício de cada ano, caso da maior parte das siglas que agora buscam regularizar sua situação no cartório. A sanção imposta é praticamente automática: a Justiça detecta que não houve prestação de contas e penaliza a legenda. Em Arealva, por exemplo, Republicanos e PSD estão nessa situação.

Rapidinho

E não é difícil cravar: os partidos que apresentam requerimento de regularização contábil quase que simultaneamente, muitas vezes no mesmo dia, vão para a disputa eleitoral.

Ponto facultativo

Não faltaram comentários à boca pequena sobre o ponto facultativo durante o dia todo nesta terça-feira (2). Qual foi o critério adotado para determinar a medida? Até porque nenhum outro setor da economia local deixou de funcionar - setores que, diga-se, precisam da administração para obter documentos etc.

Elogio

Neste ponto, apesar dos pesares, sobressaiu-se a Emdurb, que não interrompeu suas atividades nesta terça e manteve o atendimento. Bom seria se as demais repartições públicas, sobretudo as de ponta (de atendimento ao público), como as secretarias municipais, seguissem o mesmo caminho.

Reação

Diretor do Zoológico de Bauru durante décadas, o biólogo Luiz Pires criticou um vídeo publicado pela prefeita Suéllen Rosim (PSD) celebrando novos animais recebidos pela instituição. "Nosso Zoo recebeu novos animais que foram resgatados ou que já nasceram em centros de proteção. Os novos moradores são o sagui-caveirinha, um casal de suricatas, duas emas, uma onça parda e um pinguim-de-Magalhães", escreveu a mandatária em vídeo publicado nas redes sociais.

Crítica

"Foram muitos anos publicando o dia a dia das atividades do nosso Zoo para que nossos seguidores pudessem conhecer, entender e admirar nossa realidade. Conseguimos mais de 50 mil seguidores e agora dói muito ver toda essa conquista ser utilizada na tentativa de ganho político. Prefeita, não utilize de carona a imagem de nosso Zoo", pontuou Luiz Antonio Pires.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.