OPINIÃO

Entrelinhas

30/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Estruturantes 1

A declaração da prefeita Suéllen sobre os projetos estruturantes para Bauru - principalmente no que diz respeito ao Plano Diretor - chama a atenção. O atraso, é claro, não é só no governo atual. Mas Bauru espera por novas regras urbanas e aguarda também um caminho pelo qual trilhar pelos próximos 30 anos. A indicação de que as audiências do Plano Diretor vão começar só no ano que vem significam, na prática, que a prefeita pode terminar o mandato sem entregar o documento.

Estruturantes 2

Uma cidade sem Plano Diretor, afinal, é uma cidade vazia. Sabe de onde veio, mas não para onde vai. Cumpre dizer também que as audiências públicas nos bairros - previstas na legislação que rege o plano - devem ser rigorosamente cumpridas. Ninguém quer assistir à elaboração de um Plano Diretor sem participação popular e a portas fechadas.

Mudanças

O alto escalão do Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru, deve passar por novas mudanças no início do ano que vem. Atual chefe de gabinete da prefeita Suéllen Rosim (PSD), o engenheiro Rafael Lima Fernandes vai deixar o governo e focar em sua candidatura a prefeito de Agudos, em cuja administração já foi secretário de Educação.

Gabinete

Até o momento, fala-se que a vaga de Lima será preenchida por Roger Barude, um veterano da política local e ex-secretário de Esportes do governo Rodrigo Agostinho (PSB). Antes ele havia sido também assessor do ex-vereador José Carlos 'Batata'. Barude, se de fato nomeado, terá a missão de ampliar o diálogo com os demais agentes políticos do município e melhorar a articulação do governo com a Câmara Municipal.

Pergunta

Suéllen responde afirmativamente a quem pergunta se Barude é um dos cotados, mas diz que o martelo ainda não está batido. Esta coluna apurou, no entanto, que o ex-secretário já está de malas prontas para ingressar no governo. Ele teria apenas pedido um certo prazo para se preparar à mudança.

Emdurb

A prefeita também antecipou à coluna que novas medidas para sanear financeiramente a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) devem acontecer em 2024. Segundo ela, o "pacotão" aprovado no decorrer de 2023 foi só o pontapé de uma série de outras ações a serem implementadas na empresa pública.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.