PROJETO

MP mobiliza prefeituras de SP para o Pacto Coletivo Cidades Antirracistas

Evento, ontem à noite, reuniu dezenas de prefeitos e prefeitas para assinatura de um compromisso em adesão ao projeto

29/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Encontro foi na sede do Ministério Público, em São Paulo
Encontro foi na sede do Ministério Público, em São Paulo

Com o objetivo de ampliar o alcance de projeto que fomenta políticas antirracistas, o Ministério Público (MP) de São Paulo, por meio de sua Rede de Enfrentamento ao Racismo, recepcionou diversas prefeituras interessadas a assinarem compromisso, em um ato simbólico, nesta terça-feira, em São Paulo. A prefeita Suéllen Rosim e a presidente do Conselho da Comunidade Negra, Sebastiana Gomes de Fátima, estiveram presentes. O procurador-geral de Justiça do Estado, Mário Sarrubbo, também participou.

O Cidades Antirracistas propõe a implementação de estruturas necessárias para o município aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). São elas: criação de Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, constituição de Órgão de Promoção da Igualdade Racial e Plano de Promoção da Igualdade Racial.

O projeto está em andamento em mais de 15 cidades de diversas regiões do Estado de São Paulo.

Elaborado pela Rede de Enfrentamento ao Racismo, o Cidades Antirracistas foi pensado após escuta social realizada pelo MP na região do Vale do Ribeira como parte da construção do Plano Geral de Atuação (PGA MP Social), metodologia na qual as prioridades institucionais para cada região são decididas em conjunto com a sociedade.

Além das prefeituras interessadas, as que já possuem Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA) do projeto devem estar presentes: Mongaguá, Peruíbe, Barra do Turvo, Cajati, Jacupiranga, Iporanga, Registro, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Pariquera-Açu, Ibitinga, Cafelândia, Pindamonhangaba.

Na oportunidade, também haverá prestação de contas dos trabalhos da Rede nas demais frentes: Educação Antirracista, Políticas Afirmativas, Racismo Religioso, Justiça Penal e Raça, classe e gênero. Além de prefeituras interessadas, estarão presentes representantes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), Ministério da Igualdade Racial, de comunidades negras e quilombolas e sociedade civil.

Prefeituras interessadas podem entrar em contato pelo caocivel@mpsp.mp.br

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.