OPINIÃO

Entrelinhas

25/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Situação

Os relatórios sobre as contas da Emdurb de 2005 até hoje (leia mais na página 6) são uma linha do tempo cujo desfecho é a crise da qual a empresa não sairá sem ajuda externa - da "mãe" Prefeitura Municipal -, à custa do dinheiro público. Mais do que isso, os documentos têm caráter didático para quem quiser aprender o que não fazer para levar uma empresa pública a sangrar financeiramente.

Saída 1

Quando prefeito, Clodoaldo Gazzetta (PSDB) chegou a enviar um projeto à Câmara com o objetivo de transformar a Emdurb em autarquia. Retirou pouco tempo depois diante da repercussão negativa da proposta. Suéllen Rosim (PSD) sondou o mesmo em seu primeiro ano de governo, com a empresa sob as mãos de Luiz Carlos Valle. A ideia foi novamente engavetada.

Saída 2

A bem da verdade, cabe à classe política discutir, de uma vez por todas, uma solução viável para o órgão. Atual presidente da Emdurb, Donizete do Carmo já admitiu que o pacote de medidas aprovado na Câmara reduz o déficit, mas não resolve o problema. Qual a saída, afinal?

'Independente'

O vereador Edson Miguel admitiu que seu partido, o Republicanos, tem uma postura independente na Câmara de Bauru e não faz parte necessariamente da bancada governista. A declaração foi proferida durante entrevista ao programa Café com Política, uma parceria entre o JC e a 96FM, que vai ao ar toda sexta-feira, às 7h.

Casamento

Vice-presidente nacional do PL, o deputado federal Capitão Augusto se casará com a deputada estadual Dani Alonso (PL) numa festa reservada, em Marília, neste sábado (26). Os dois estão noivos há meses.

Audiência

A vereadora Estela Almagro (PT) precisou deixar uma reunião pública que discutia o projeto do governo para criar cargos em razão de uma audiência judicial. O encontro discutiria a possibilidade de conciliação numa queixa-crime oferecida por Fabiana Banhos e Victor João de Freitas Costa, ex-assessora e assessor da secretária Giulia Puttomatti (Saúde), que acusa Estela de difamá-los. Mas Estela perdeu a viagem: nenhum dos dois compareceu à audiência. Nem mesmo seus advogados.

Contexto

Fabiana deixou o governo há pouco mais de um mês na esteira de uma denúncia de servidores segundo os quais Fabiana teria interferido em licitações da pasta e direcionado contratos a determinadas empresas. A revelação veio justamente numa reunião promovida por Estela que abordou contratos da Saúde.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.