ANIMAIS

Lei autoriza a instalação de comedouros e bebedouros para animais de rua em Franca

Por Karla Rodrigues | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Lei autoriza a instalação de bebedouros comedouros públicos nas ruas de Franca
Lei autoriza a instalação de bebedouros comedouros públicos nas ruas de Franca

Quem ama os animais, agora, pode criar e instalar comedouros e bebedouros nas ruas de Franca. Nessa quinta-feira, 9, entrou em vigor a lei municipal nº 9.442/2023, que pretende garantir a alimentação de cachorros e gatos de rua.

O projeto nomeado AlimentaCão, autoriza a instalação de bebedouros e comedouros públicos nas ruas de Franca. A criação, limpeza e o abastecimento de água e ração podem ser feitos pela comunidade, instituições privadas, associações de proteção animal e ONGs (Organizações não governamentais).

Em casos de danificação dos comedouros ou bebedouros, a pessoa recebe multa no valor aproximado de R$ 500. Caso o responsável não tenha dinheiro, poderá ser voluntário no Canil Municipal, na construção de novos comedouros e bebedouros públicos ou na higienização destes.

Comentários

43 Comentários

  • MARCIA LENAH 19/11/2023
    Finalmente homens publicos estao se concientizando da sua responsabilidade e importancia em trabalhar por todas as vidas da regiao onde eleitos independente as suas especies para que a tao prometida QUALIDADE DE VIDA em todas CAMPANHAS ELEITOREIRAS se desenvolva realmente nesta sua regiao Entretanto muito melhor ficara quando estes protetores independentes que ja fazem tanto por estas vidinhas inocentes e indefesas defendendo , resgatando , tratando , abrigando e alimentando as proprias custas pela QUALIDADE DE VIDA deste municipio , que mereceriam ter tbem a doacao de racoes para os animais que abrigam e tbem para este lindo projeto que agora oferecem sirva de modelo para todo BRASIL .PARABENS !!!\"
  • Alex 17/11/2023
    Fiquei nervoso mesmo Bijux! Você e os demais jumentos e cavalos vão ter que continuar a revirar lixo nos bairros conforme fartamente noticiado neste jornal e como te disse só restou aquele bebedouro na estação. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Estou muito com essa situação de vocês jumentos comedores de mortadela. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • Maria Latuf Franchini 16/11/2023
    Parabéns amei Já era sem tempo A melhor notícia Parabéns
  • JOIAS DAS ARÁBIAS 16/11/2023
    Por que está bravinho Alex? Sorria! Agora você não precisará invadir terrenos para comer capim, pois os cochos estarão sempre cheios. Afinal, não foi você que disse se sentir lisonjeado em ser comparado a gado?
  • Alex 16/11/2023
    Acho que você está esquecendo de reclamar da falta de bebedouros para jumentos né Bijux Arábicas? Ficou somente aquele na Estação na pracinha ao lado do Móveis Xavier. Com esse calorão você deve estar passando muitas dificuldades para se hidratar. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Estou com muita pena de você KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • JOIAS DAS ARÁBIAS 15/11/2023
    Espero que, os bolsonaristas que tanto criticam o Bolsa Família, se sintam mais valorizados. Pois, agora também terão o que comer. Mas, será importante que seja divulgado onde serão colocados os cochos para que o capim seja servido a todos os bolsonaristas que, atordoados pela derrota nas eleições e pelo fracasso na tentativa de golpe, vivem vagando pelas ruas.
  • Patrícia Marques 14/11/2023
    Sim os animais são puros tinha que ter hospitais gratuitos socorros a eles sim gabe o governo tomar parte disso eu não tenho condições se tivesse ajudaria sim eles nos trazem alegrias são puros
  • Edna Lucia de Santana costa 13/11/2023
    Muito.importante nso so os hovernsntes mais a popilacso em geral .e muito triste ver tsntos animais vaganfo nas ruas e sendo ate multilados. Cada um de nos podemos e devemos ajudar estes seres indefesos. Eu amo snimais Tirei 4 de rua e sao a algria da casa. Gente em nome de Deus vamos colsborsr com este gesto de amor. Moto em joao pessoa pzraiba e vamos fazer isto nas pracas dos bsirrios
  • Claudia Aparecida De Carvalho Silva 13/11/2023
    Essa ação deveria ser obrigatória para toda as cidades do Vale Paraiba.. Aqui existem muitos animais de rua. Eu sempre ajudo. Se todo mundo tivesse consciência, de colocar um pote de água na porta de sua casa.
  • Neuza Savignano 13/11/2023
    Excelente, que os demais.municipios promovam está importante iniciativa
  • Tânia Mara 13/11/2023
    Os animais precisam de alimentação e água, como precisam ser castrados, vacinados e vermifugados. A quem caberá o controle de procriação desses animais? Na região da Boa Vista, gatos (aos montes) têm subido em telhados e feito de calhas o seu banheiro (urina e fezes), que em tempos de chuva desce para dentro do quintal, como foi o caso de uma moradora, uma senhora aposentada que teve que arcar com os custos da limpeza, essa mesma que não tem animais de estimação por não ter condições de suportar os gastos com eles. E agora no calor o cheiro é insuportável. Eu adoro gatos e cachorros, tenho os meus e não deixo sair de casa. Creio que não seja só alimentar, tem que ter um controle da população e manter a saúde do animal. E quem providenciará isso, a lei prevê esse cuidado também?
  • Gertrudes 13/11/2023
    Boa tarde...moro em marilia s.p...excelente ideia....vou sugerir aqui em marilia o exemplo que França está nos dando...parabéns...franca
  • Lia Teresinha da Silva 13/11/2023
    ESSA AÇÃO DEVERIA SER COMPARTILHADA PARA TODO PAÍS.!!!!!!!!
  • Miriam 13/11/2023
    Parabéns pela atitude!Os animais abandonados merecem todo nosso respeito, pois são vítimas dos seres humanos! Por mais leis que beneficiem e protejam os nossos queridos animais !
  • Helen Cheida 13/11/2023
    Todos os municípios deveriam ter essa iniciativa. Para os animais de rua a falta de água e alimento é tortura.
  • Regina Cheida Vieites 13/11/2023
    PARABÉNS AOS VEREADORES E AO PREFEITO!!! ESPERO QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA OUTROS MUNICÍPIOS DO BRASIL! OU MELHOR, PARA TODOS OS MUNICÍPIOS DO BRASIL!!!
  • Josimar alves 12/11/2023
    Excelente atitude, espero q haja punição p quem desrespeitar, sou uma pessoa q ama os animais acima de qualquer coisa nesse mundo
  • Claudia 12/11/2023
    Otima ideia!!!
  • Ricardo Luis Thomé 12/11/2023
    Que notícia maravilhosa para o reino animal! Parabéns aos dirigentes de Franca e a população, exemplo a ser seguido por outras cidades! O reino animal só colabora e se o ser humano não desequilibra o habitat ele se resolve mas nós estamos sempre prejudicando a sua sobrevivência explorando, torturando, imolando, precisamos de ações como essa para reverter, eles merecem nosso carinho amor atenção e cuidados, pois em tese somos a raça mais evoluída!????????????????
  • João Carlos avila 12/11/2023
    Parabéns aos idealizadores, e todos que contribuíram para criação dessa lei.Espero que isso,aconteça também aqui em Ribeirão Preto .
  • Nelson Gomes Da Cruz 12/11/2023
    Meu Deus ????.sem comentário pra isso .
  • Triste 12/11/2023
    Nada contra os animais, mas o mundo está todo invertido, legislando pelos animais mas as leis para humanos nada, pior que todos aceitam, pq votam em interesses específicos ao invés de votar em alguém que pensa na sociedade em geral, vamos votar na pessoa que defende animal na pessoa da minha igreja, na pessoa que defende policiais, na pessoa que me ajuda na farmácia enfim, triste
  • Vera Lúcia da Silva Barbosa 12/11/2023
    TOMARA QUE ISSO CHEGUE ATÉ CAMPINAS, OS ANIMAIS AGRADECEM MUITO ??
  • Cesar Guimarães 12/11/2023
    Vai servir de criadouros de mosquitos e acumulo de \"sugeiras\" . E as punições para quer instalar e nao cuidar. Não é divulgado.
  • Queila Maris da Silva 12/11/2023
    Ótima notícia, que mais cidades façam isso, seja exemplo para as demais cidades. Os animais merecem todo respeito, isso é o mínimo a ser feito para eles.
  • Jamile Bahia 12/11/2023
    Que legal! Que essa ótima iniciativa se espalhe por todo o Brasil!????????????????
  • Ana Cristina Berne 12/11/2023
    Deveria servir de modelo para todo Brasil.
  • Karina 12/11/2023
    Ótima ideia, pois os animais dd rua já sofrem tanto com o desprezo e com o abandono, eles merecem respeito e carinho, achei sensacional essa ideia dos bebedouros e comedouros
  • Iolanda 12/11/2023
    Os pais precisam estar preparados para serem pais e educarem seus filhos para respeitarem e amarem seus pais. Os animais despertam o lado bom do ser humano, quando este tem boa índole. Animais são muito mais vulneráveis de que os seres humanos.
  • Rosangela Aparecida de Menezes 12/11/2023
    Iniciativa maravilhosa, deveria ser estendida em todo o Estado.
  • Tati 12/11/2023
    Vale a pena lembrar que não são animais de rua! São animais que foram abandonados por alguma pessoa!
  • Rosana 12/11/2023
    Parabéns pela iniciativa, na cidade onde moro eu mantenho na porta da minha casa comida e água, quando posso faço castração e dou remédio. Gratidão
  • Suely Stoll 11/11/2023
    Acho que é um excelente começo, pois pessoas sem escrúpulos, jogam os bichos fora sem o mínimo pudor. Espero também que haja uma clínica, ou hospital veterinário, que possa castrar esse pobres animais,e assim diminuir os bichinhos abandonados, largado a própria sorte. Não é favor deve ser obrigação do estado, prefeitura, tomar essa atitude, e se vir alguém jogar fora os animais indefesos, pagar uma multa alta. As escolas devem ensinar as crianças desde cedo, que além de ser uma grande maldade é crime jogar o bicho indefeso na rua.
  • Tania Marlei Ribeiro 11/11/2023
    Louvado seja,essa pessoa maravilhosa que teve essa abençoada atitude,de aprovar esse benefício pra esses Anjinhos das ruas,senhor meu Deus, como o mundo seria melhor se em todos os lugares,isso fosse feito e aprovado, não teria tantos Anjinhos Indefesos,passando fome e sede,espero que isso sirva de exemplo pra muitas Autoridades.
  • Miriam Ramos Dias 11/11/2023
    Muito importante esse movimento! Todos os animais merecem respeito e cuidado. Eles sentem fome, frio, medo... Fico feliz com esse tipo de iniciativa. E que a castração seja também cada vez mais praticada.
  • Pernambuco 11/11/2023
    Se vc quiser saber o grau de civilidade e de fé de um povo vc olhe como esse povo trata das criaturas do Criador.
  • Daniel santos 10/11/2023
    E assim vai cada vez mais colocando no colo da população a responsabilidade do poder ., público
  • Carmen Lucia Ephigenio 10/11/2023
    Parabéns aos envolvidos nessa atitude que beneficiará muito aos animais desprotegidos e que precisam no mínimo de água e comida...
  • Maria Jandira Menezes Da Silva 10/11/2023
    Parabéns a iniciativa. Que seja usada como exemplo e que todo o país possa aderir.
  • Adriane Davanco 10/11/2023
    Quero ver quem vai ficar fazendo a limpeza dás fezes dos animais que espero que não deixe às ruas sujas
  • Elga Terezinha Teixeira Barbosa 10/11/2023
    Maravilhoso!! Estender a todo o Brasil!!
  • VERA LUCIA LAGOA IGNACIO 10/11/2023
    Que notícia maravilhosa! Tomara outras cidades sigam esse magnífico exemplo!
  • ADILSON 10/11/2023
    Vivemos em mundo , onde filhos leva os pais para o asilo , os filhos para creches e vai passear com os cachorros . muito doido