POLÍTICA

Suéllen mexe no secretariado, entrega a Seplan ao MDB e fecha com Cidadania

Purini vai à Seplan e será substituído por Arnaldo Ribeiro, ex-titular da Sedecon durante o governo Rodrigo Agostinho (PSB)

Por André Fleury Moraes | 30/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Atualizada às 6h

Vinicius Bomfim/JC Imagens

Arnaldo Ribeiro já chefiou a Sedecon no governo Rodrigo Agostinho (PSB); seu retorno consolida apoio do Cidadania
Arnaldo Ribeiro já chefiou a Sedecon no governo Rodrigo Agostinho (PSB); seu retorno consolida apoio do Cidadania

A prefeita Suéllen Rosim (PSD) voltou a mexer no secretariado e anunciou nesta segunda-feira (30) a nomeação de Renato Purini (MDB) à Secretaria de Planejamento, conforme o JC/JCNET antecipou na sexta-feira (27).

A pasta de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), até então ocupada por Purini, passará a ser comandada por Arnaldo Ribeiro, que já foi titular da mesma secretaria no governo Rodrigo Agostinho (2009-2016).

Já a química Flávia Souza, que comandava a Seplan, será nomeada a uma diretoria na Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb).

A entrega da Seplan ao MDB, que integra o governo desde julho deste ano, consolida o apoio da legenda ao governo Suéllen e confirma também o apoio de uma segunda legenda: o Cidadania.

Arnaldo Ribeiro, afinal, presidiu o Cidadania em Bauru até o primeiro semestre deste ano e é ligado ao deputado federal Arnaldo Jardim, presidente estadual da legenda e de quem Ribeiro foi assessor parlamentar.

"A prefeita Suéllen faz essas alterações com o objetivo de executar projetos importantes e adequar as pastas com suas respectivas prioridades visando dar continuidade a ações em andamento", afirmou em nota o Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura Municipal.

Esta é a quarta grande mudança no alto escalão do governo somente neste ano. A última ocorreu em fevereiro, quando a mandatária trocou Gislaine Magrini da Sedecon para a pasta de Meio Ambiente (Semma) e alocou Flávia na Seplan, que permaneceu sob comando interino do servidor Renato Fuzel. Antes, porém, a prefeita já havia trocado o secretário de Esportes com a nomeação de Alexandre Zwicker à pasta e fez mudanças também na presidência do Departamento de Água e Esgoto (DAE), chefiado desde março pelo engenheiro Leandro Joaquim - ex-titular da Secretaria de Obras.

O embarque do Cidadania ao governo já vinha sendo discutido em reuniões reservadas, muito embora a legenda já demonstrasse apoio público à administração em eventos políticos ou político-partidários.

Em março, na primeira reunião do PSD de Bauru que discutiu as eleições municipais do ano que vem, o Cidadania marcou presença e rasgou elogios ao governo.

Com o MDB a negociação foi mais difícil - de ambos os lados. A legenda presidida pelo empresário Rodrigo Mandaliti nunca chegou a se posicionar oficialmente na oposição ao governo, mas mandou recados através do vereador Mané Losila, líder da sigla na Câmara.

"O vereador Miltinho Sardin (PTB) comentou na semana passada que as pessoas só criticam a prefeitura, só reclamam do governo. Mas da maneira como as coisas acontecem, fica difícil reconhecer as boas ações", afirmou Losila num discurso na tribuna do Legislativo em março deste ano.

O emedebista sinalizava uma clara mudança de postura - sua e de seu partido - com relação ao governo. Na época, o partido havia se distanciado da administração depois das mudanças no secretariado feitas pela prefeita Suéllen um mês antes, em fevereiro.

A principal crítica se voltava à falta de diálogo entre o governo e o MDB. A cúpula do partido em Bauru se queixava com frequência de não ser consultada ou informada previamente sobre mudanças.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.