OPINIÃO

Entrelinhas

14/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Manifestação

A assessoria da dupla musical Palavra Cantada se manifestou nesta sexta-feira (13) sobre os termos de uma das letras separadas em seus álbuns e que foram alvo de denúncia do coletivo Educação em Luta que, como noticiou o JC, apontou trechos racistas e capacitistas no material homônimo. Em nota encaminhada à coluna, a dupla reconheceu os termos preconceituosos e afirmou que os versos foram retirados da canção em agosto de 2023.

Aspas

"A Palavra Cantada repudia qualquer conteúdo de cunho racista e informa que, em agosto do corrente ano, foi realizada a exclusão dos versos citados da canção Eu Nunca Posso Perder - de autoria e interpretação dos repentistas mirins do Rio Grande do Norte Frank e Nazah, na época com 11 e 14 anos. A faixa integra a coletânea Canções do Brasil, produzida em 2000, que reúne o canto infantil regional de todo o país. A Palavra Cantada agradece a percepção dos professores e pede desculpas pela grave desatenção", afirma a nota.

O caso

O Coletivo Educação em Luta, liderado por professores e demais profissionais da rede municipal de ensino, denunciou em manifesto divulgado na quarta-feira (11) trechos racistas e capacitistas que constam do livro para crianças de 10 anos do material Palavra Cantada.

Nas redes

O texto do colegiado foi publicado nas redes sociais e mostra, por exemplo, versos como "é mais fácil um negão tomar banho e ficar branquinho" e "é mais fácil um aleijado disparar numa cadeira".

Concessão

A Câmara sofrerá um verdadeiro teste nas próximas nove sessões seguintes à desta segunda-feira (16), quando começa a discutir o Projeto de Lei (PL) que autoriza a concessão do sistema de esgoto de Bauru pela primeira vez em plenário. Direta ou indiretamente, a disputa é um teste de forças entre a oposição e o governo e os governistas.

Vinculação?

Enquanto isso, nos corredores da Câmara Municipal, cresce a tese de que o Legislativo deveria incluir uma emenda ao projeto da concessão que vincula os termos do edital ao estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável por elaborar a modelagem.

Reunião

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) volta a se reunir nesta semana e deve questionar a secretária de Saúde Giulia Puttomatti quais os planos da pasta sobre a ala de psiquiatria da UPA Ipiranga - que vive momentos de tensão pela falta de funcionários frente à alta demanda que enfrenta.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.