OPINIÃO

Entrelinhas

13/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Crise na Saúde

Caiu como uma bomba no Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru, a reunião na Câmara realizada na manhã desta terça-feira (12) na qual servidores da Secretaria de Saúde apontaram pressão da cúpula da pasta para dar andamento a contratos milionários solicitados por assessoras da secretária Giulia Puttomatti. Não se falou noutra coisa o dia todo.

Gerenciamento

O departamento de comunicação, segundo apurou a coluna, teve dificuldades até mesmo para redigir uma nota de posicionamento. Especialmente pela burocracia imposta para acessar a secretária Puttomatti - são poucos aqueles que conseguem falar facilmente com ela. E o setor de imprensa do governo tinha pressa em gerenciar a crise.

Esclarecimentos

À tarde, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) teria ido até a Secretaria de Saúde em busca da titular da pasta para cobrar esclarecimentos. Mas Puttomatti não estava no local. A coluna apurou que ninguém conseguiu contato com a secretária até por volta das 15h30 de ontem.

Mudança 1

A emenda à Lei Orçamentária de Bauru de 2023 no valor de R$ 2.653.688,51 que seria utilizada em cirurgias eletivas, agora será aplicada para sanar a fila de espera de exames e consultas, de aproximadamente 10.400 nomes.

Mudança 2

A nova destinação do montante foi definida em reunião realizada na manhã desta terça-feira (12), na Secretaria Municipal de Saúde, entre membros da própria pasta, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Saúde.

Mudança 3

Os vereadores presentes, Coronel Meira (União Brasil), Júnior Lokadora (PP) e Eduardo Borgo (Novo), autores da emenda orçamentária, concluíram que exames de diagnósticos e consultas representam melhor resolutividade. Ao que tudo indica, a alteração não precisará passar na Câmara.

Evento

Diretor regional do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), José Carlos Nardoni apresenta nesta quarta-feira (13), às 19h, a palestra "A importância dos conselhos para o SUS". A ideia é esclarecer a importância do controle social exercido pelo Conselho Municipal de Saúde, seus limites e suas atribuições.

Na pauta

Nardoni deve defender a necessidade de uma convergência de interesses entre o Conselho de Saúde e a Secretaria homônima na formulação, acompanhamento e controle da aplicação de recursos nas políticas públicas do setor.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Silvio Rodrigues
    14/09/2023
    O gerenciamento da Secretaria Municipal de Saúde está ultrapassado. Qual a solução? Agência Municipal de Saúde, com a responsabilidade de buscar recursos no Fundo Municipal de Saúde. O papel da secretaria limita-se a cuidar do crescimento orgânico da rede municipal de saúde.