OPINIÃO

Entrelinhas

01/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Iluminação

Tudo indica que a prefeita Suéllen Rosim (PSD) deva encaminhar nesta sexta-feira (1) - ou no máximo até segunda-feira (4) - o Projeto de Lei (PL) que autoriza o município a formalizar a Parceria Público-Privada da Iluminação Pública. A modelagem da PPP, que entrega a gestão do parque de iluminação pública de Bauru à iniciativa privada, foi elaborada pela Zopone Engenharia e apresentada à Câmara há pouco mais de um mês.

Impasse

Iniciado em 2018, ainda na gestão Gazzetta (2017-2020), o modelo da PPP chegou a passar na Câmara, mas sofreu reveses no Poder Judiciário. Uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público (MP) de Bauru apontou vícios na tramitação do texto na Câmara - especialmente com relação à falta de audiências públicas - e travou a proposta. No ano passado, a Justiça retirou o município do polo passivo da ação e abriu caminho para que a PPP fosse retomada.

Formalização

Via de regra, pela lei das concessões, a prefeita nem precisaria enviar o PL da PPP da Iluminação à Câmara - basta uma comunicação ao Poder Legislativo. Mas a Lei Orgânica de Bauru exige apreciação da Câmara e aprovação por maioria qualificada (12 vereadores). Suéllen preferiu não arriscar e vai encaminhar o texto à Casa de Leis.

Mudança

A transferência repentina do coronel Hudson Covolan, comandante do Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4), causou mal-estar no mundo militar local nesta quinta-feira (31). Covolan foi encaminhado a Osasco e, segundo informações, soube da medida somente a partir da publicação do Diário Oficial anunciando a mudança.

Criticou 1

O deputado federal Capitão Augusto (PL), de Bauru, teceu duras críticas à transferência e afirmou que "nada justifica a medida". Ele pede informações sobre o caso ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Criticou 2

"Não creio que o ato tenha partido de Tarcísio, já imagino quem tenha feito isso", disse, num recado velado talvez ao secretário de Segurança, Guilherme Derrite, que, perguntado ontem sobre o tema disse que mudanças são normais na corporação. Covolan estava aqui desde 2021.

Marciano

Coordenador de Organização Estadual da Rede Sustentabilidade, o advogado Edilson Marciano, de Bauru, viajou a São Paulo nesta semana para gravar programas partidários de rádio e TV que serão transmitidos na região na metade de setembro. A medida é parte da estratégia eleitoral da legenda.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.