O Banco Central da China anunciou que manterá a liquidez razoavelmente ampla e que sua política monetária será “precisa e contundente” para sustentar a recuperação econômica do país, em meio a obstáculos crescentes. Dados de julho destacaram a intensificação da pressão sobre a economia em várias frentes, incluindo no setor imobiliário e pressão deflacionária. Levando Pequim a adotar estímulos diretos para revitalizar o crescimento. As preocupações com a recuperação econômica da China têm mexido com os mercados dada sua importância no comércio internacional. Os níveis atuais de desempenho econômico estão abaixo do período pré-pandemia e a crise em alguns setores, como o imobiliário, indica menor crescimento do gigante asiático. Isso também afeta as exportações brasileiras, posto que a China é o principal destino das commodities brasileiras.
Perfil dos devedores
O mercado financeiro classifica os devedores dependendo de seu comportamento no consumo e na contratação de dívida financeira. Os perfis são: malabarista, ambicioso, conservador e carneísta. Aprofundando os perfis. O malabarista é aquele que gasta mais do que sua renda permite. Utiliza vários bancos, usando limite de um para cobrir do outro. Possui alto nível de endividamento e possui baixa capacidade para honrar seus compromissos. O ambicioso quer comprar tudo que vê, é consumista, possui elevado grau de endividamento, mas diferentemente do malabarista, tem dinheiro para pagar seus compromissos. O conservador opera com os pés no chão. Planeja seus gastos, opta por pagar a vista, enfim, nunca dará o passo maior do que a perna. Não quer ser inadimplente. Possui alta capacidade de pagamento. Já o carneísta dá o passo maior do que a perna. Não vive sem um compromisso no crediário, ou seja, adora um carnê. Possui baixa capacidade de pagamento e paga juros para possuir bens.
Tem dinheiro? Conheça os perfis
Na outra ponta há os que possuem recursos disponíveis e aplicam este excedente no mercado financeiro. O perfil conservador é aquele que não quer correr riscos, portanto, opta por baixo rendimento, mas aposta na segurança. Renda fixa é sua preferência. O moderado arrisca um pouco mais, inclui em sua carteira de aplicação recursos em renda variável, mas no máximo de 5% a 10%. Já o arrojado busca maiores ganhos e tem apetite ao risco. Sua carteira de aplicação tem boa parte em renda variável.
Defina seu perfil
Devendo ou aplicando recursos é importante que você defina e entenda qual é o seu perfil. Isso passa pela percepção de risco, ou seja, o quanto você está disposto a correr de risco para mexer com dinheiro. Se autoconhecendo fica mais fácil tomar as decisões financeiras no dia a dia. Vale identificar isso.
Dicas para economizar no supermercado (1)
Muitas pessoas gastam mais do que deveriam nas compras dos supermercados. Vou listar dicas que podemos ajudá-lo a economizar. A primeira dica é definir seu limite de gasto. Isso permite que você não gaste além do que sua renda permite. Não saia de casa sem uma lista de compras. Isso gera disciplina. Faça a lista por seções, por exemplo, material de limpeza, comida, etc. Assim você concentraria suas compras, otimizando sua ida ao supermercado.
Dicas para economizar no supermercado (2)
Outra dica é testar as compras na segunda quinzena do mês. Os supermercados repõem suas compras no início do mês e é possível que com maiores estoques os preços durante o mês caiam. Evite ir com fome as compras, a tendência é comprar mais alimentos quando não se alimenta antes de sair de casa. Evite supermercados lotados, isso dificulta as pesquisas de preços. Não leve crianças, elas forçam a compra de produtos supérfluos. O supermercado não é local de passeio, portanto, vá até somente se precisar comprar algo.
Dicas para economizar no supermercado (3)
Leve calculadora para acompanhar os gastos. Cuidado com os produtos chamariz, você será atraído por outras promoções. Cuidado com os preços quebrados terminados em 9. Oferecem falsa sensação de que o preço é baixo (R$ 2,00 – R$ 1,99 – por exemplo). Opte por produtos da estação, são mais baratos. Use o prazo de validade a seu favor, economizando. Evite as compras casadas, exerça seu direito. Opte por carrinhos menores, isso induz a menos compras. Fique de olho no caixa quando for passar os produtos, notadamente quando há promoções. E na hora de pagar prefira o cartão de débito. Boas compras.
Mude já, mude para melhor!
Acredito cada vez mais em que preconiza o perdão do que o olho por olho. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!