CULTURA

Cavalleria Rusticana é destaque nesta quinta no Teatro FOB

Espetáculo narra história de amor, vingança, traição e mentira de membros de um vilarejo da Sicília

10/08/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

'Cavalleria Rusticana' é uma ópera completa, apresentada em um único ato, e busca 'refazer' o caminho dos imigrantes italianos
'Cavalleria Rusticana' é uma ópera completa, apresentada em um único ato, e busca 'refazer' o caminho dos imigrantes italianos

O Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) recebe a ópera "Cavalleria Rusticana", do compositor Pietro Mascagni, nesta quinta (10), às 19h30. A peça integra o projeto "A Caminho do Interior" e é promovida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo em parceria com o Istituto Italiano di Cultura San Paolo. Os ingressos, gratuitos, estão esgotados.

A ação tem apoio da FOB/USP, Sociedade Italiana Dante Alighieri, Jornal da Cidade e Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA).

"Cavalleria Rusticana" é uma ópera completa, apresentada em um único ato. O projeto que a traz a Bauru busca "refazer" o caminho que os imigrantes italianos percorreram no final do século 19 e começo do século 20, quando chegaram ao País e se instalaram no Estado.

O enredo narra uma história de amor, vingança, traição e mentira de membros de um vilarejo da Sicília, reunido próximo de uma igreja em um domingo de Páscoa.

"Um soldado prometido para uma moça vai à guerra e, quando volta, encontra ela casada, mas continua a cortejando, ao mesmo tempo em que se consola com outra. E o marido da moça descobre", descreve Robson Tirotti Felipe, presidente da Associação Amigos da Cia. Ópera São Paulo. A entidade e a Amigos da Ópera de Jacareí são produtoras do evento.

A apresentação conta com o Coro Lyrico de Bauru, preparado pelo professor e maestro Marcos Virmond, e com os solistas Marly Montoni (soprano) e Richard Bauer (tenor), ambos de carreira internacional, e Tomás David (barítono), Mayra Terzian (soprano) e Marcela Bueno (mezzo soprano).

Ao piano, estará Danilo Andrade, que reside em Bauru e foi vencedor de diversos prêmios.

A direção geral do espetáculo é de Paulo Abrão Esper. A ópera tem duração aproximada de 1h20, é cantada em italiano e terá legendas em português, em um telão.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.