OPINIÃO

Entrelinhas

05/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação

JC Imagens

Riscos

A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que derrubou uma série de cargos comissionados e funções de confiança (leia mais na página 5) da Prefeitura de Bauru e do DAE não deixa de ser um risco ao atual governo, que pode ver boa parte de seu quadro de confiança se esvair a partir do trânsito em julgado - que pode acontecer ainda neste ano ou em 2024.

Cohab

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) enfim julgou as contas da Cohab de 2020, ano seguinte à operação João de Barro - promovida pelo Ministério Público e responsável por uma devassa nas contas da instituição. E o resultado foi surpreendente: a Corte aprovou o balanço do exercício daquele ano.

Surpresa

A companhia era presidida na época pelo ex-vereador Arildo de Lima Júnior, que foi nomeado dirigente do órgão após a saída de Edison Gasparini Jr - acusado de desviar R$ 54 milhões da Cohab. O resultado no TCE surpreende especialmente porque o balanço do ano seguinte, 2021, foi rejeitado.

Esforço

A sentença do TCE aponta um esforço positivo de Lima para amenizar o rombo financeiro da companhia, cujas dívidas superam R$ 1 bilhão. "Houve um árduo trabalho por parte dos técnicos da companhia para revisão das dívidas apontadas e que a atual diretoria somente assumirá um acordo com a Caixa Econômica quando não houver dúvidas quanto à liquidez e exigibilidade dos valores apontados", cita a Corte.

Demissões

Outras ações, como a demissão de 20% dos servidores para gerar economia aos cofres da empresa, também foram valorizadas pelo TCE. As medidas repercutiram também em 2021, mas as ações da gestão anterior não teriam sido suficientes, segundo argumentou o Tribunal de Contas, em julgamento neste ano.

Na vice?

O partido Republicanos em Bauru está mais próximo da prefeita Suéllen Rosim (PSD) do que se imagina. Embora não entre em cena cotidianamente - ao contrário do que tem feito o MDB, por exemplo -, a legenda é cotadíssima para assumir a vice na chapa da mandatária na disputa pela reeleição no ano que vem.

Coalizão

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima visita Botucatu neste domingo (6) para conversar com empresários sobre o plano de criar uma coalizão regional. Ele veio a Bauru para tratar do tema. Lima quer uma união de empresas para valorizar a economia e fortalecer o PIB a nível regional.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.