OPINIÃO

Entrelinhas

15/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação

Pesquisa

Não se falou em outra coisa nesta sexta-feira (14) no ambiente político de Bauru que não a pesquisa de avaliação do governo e intenção de voto realizada pelo instituto Ágili e encomendada pelo JC. E foram diversas as avaliações: no governo houve quem comemorou e quem ficou em alerta. Na oposição, o sentimento foi o mesmo, principalmente na avaliação de intenção de votos, na qual Suéllen apareceu com 22,5%.

Concessão 1

A Câmara voltou a promover nesta sexta-feira uma audiência pública para discutir o projeto de concessão do sistema de esgoto de Bauru. E houve novidade: a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelo estudo sobre a concessão, incluiu uma nova estação de captação de água como contrapartida da concessão.

Concessão 2

A medida assustou alguns parlamentares - já que aumenta as contrapartidas em R$ 129 milhões -, especialmente porque a futura estação seria gerida pelo DAE, e não pela concessionária. O vereador Coronel Meira (União Brasil) discorda.

Avaliação

Para Coronel Meira, o encontro desta sexta foi mais produtivo do que o primeiro, realizado no início de junho. A Fipe garantiu ao parlamentar que enviou ao governo informações com o estudo de viabilidade técnico-econômica, que não consta do projeto encaminhado ao Poder Legislativo e é fundamental às parcerias público-privadas (PPPs).

Aspas

"Os números que me foram apresentados detalham a possibilidade de se incluir a nova ETA. Claro que isso será discutido, mas não vejo por que ser contrário às contrapartidas do projeto", afirmou Meira à coluna na noite de sexta.

Mínimo

Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, o médico Eleuses Paiva defendeu uma Proposta de Emenda à Constituição paulista que flexibiliza o mínimo a ser investido em saúde e educação. E criticou casos em que prefeitos gastam verbas a toque de caixa para cumprir os valores do instrumento.

Saia justa

"Sobram recursos da Educação e o prefeito não sabe o que faz, torra...", disse ao lado da prefeita Suéllen Rosim (PSD), que foi alvo de uma Comissão Processante (CP) há alguns meses por razões mais do que semelhantes. Suéllen estava ao lado do titular da Saúde estadual no momento da declaração, feita na sede da Apae Bauru, onde esteve o governador Tarcísio de Freitas.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.