OPINIÃO

Entrelinhas

07/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Nova troca
O vereador Guilherme Berriel (MDB) caminha para assumir uma secretaria de governo em Bauru. Uma reunião no início da noite de ontem (6/7) entre o presidente do MDB, Rodrigo Mandaliti, e a prefeita Suéllen Rosim (PSD), teria consolidado a nova dança das cadeiras.

Indefinido
Ainda não há detalhes sobre a pasta que o emedebista vai assumir, mas a Secretaria de Administrações Regionais (Sear) e a de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) estão no radar da legenda. Neste caso, Berriel terá de se licenciar do cargo - mas não renunciar, medida necessária somente para assumir cargos de direção.

Discurso
A nomeação deve ser anunciada ainda nesta semana. A medida é uma estratégia da prefeita Suéllen Rosim para consolidar uma base de apoio ao governo ainda maior na Câmara Municipal. Berriel, afinal, é um parlamentar de oposição e deve encabeçar o discurso de que assumirá o cargo para ajudar nos ajustes que considera necessários.

Mais um...
Mas não é só: quem entra no seu lugar na Câmara é o suplente Renato Purini, cuja postura é considerada mais alinhada ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru. Experiente, ele já foi vice-prefeito na gestão Tuga Angerami (2005-2008) e chegou a ocupar a presidência da Câmara quando vereador.

...e menos uma
Outro fator que pesa na decisão está na abertura de Comissões Especiais de Inquérito (CEIs), especialmente após a decisão judicial que reconheceu o instrumento como direito das minorias e definiu que bastam seis assinaturas (um terço do Legislativo bauruense) para se instaurar a comissão. A assinatura de Berriel constava em praticamente todas - mas o mesmo não deve ocorrer com a de Purini.

Mais detalhes
Uma conversa mais detalhada sobre o assunto pode ser conferida na edição de hoje (7) do programa Café com Política, uma parceria entre o JC e a 96FM, que entrevista nesta sexta-feira justamente o presidente do MDB, Rodrigo Mandaliti. Assista ou ouça a entrevista no ícone Cidade 360º e no podcast Café com Política, no https://sampi.net.br/bauru/

Saúde
A já não mais tão nova secretária de Saúde de Bauru, Giulia Puttomatti, ainda não conseguiu estabelecer uma boa relação com os servidores da pasta. Ela assumiu a Saúde em 10 de abril, mas a postura "durona" da secretária e a burocracia imposta para encontrá-la dificultam o diálogo internamente. Secretários e assessores praticamente blindam a titular da pasta.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.