OPINIÃO

Entrelinhas

16/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Tabuleiro 1

Enquanto o campo de centro- direita tem pelo menos seis nomes com viabilidade eleitoral para a disputa municipal de 2024 em Bauru, o do centro-esquerda segue batendo cabeça sobre quem efetivamente encabeçará as chapas. Partidos dessa ala ainda discutem o que fazer e analisam os nomes com os quais poderá contar para candidatura a prefeito.

Tabuleiro 2

Do centro para a direita, por enquanto, sobressaem os nomes da prefeita Suéllen Rosim (PSD), Raul Gonçalves Paula (Podemos), Coronel Meira (União), Capitão Augusto (PL), Carlos Braga (sem partido), Marcos Bilancieri (Republicanos) e Rodrigo Mandaliti (MDB).

Tabuleiro 3

Do centro para a esquerda, enquanto isso, emergiu recentemente o nome do arquiteto José Xaides (PDT). No PT, há os nomes de Jorge Moura e de Estela Almagro, e no PSB o de Rodrigo Agostinho e Rosana Polatto. Na Rede, Edilson Marciano costura apoio para se lançar candidato. Mas Nenhum deles tem apoio unânime em seus respectivos partidos.

Sem papo

Conforme já noticiou esta coluna, expoentes da centro-esquerda de Bauru começaram o ano discutindo uma possível aliança entre os partidos deste campo para definir a melhor estratégia eleitoral - como uma chapa única, por exemplo. Mas as conversas refluíram e parecem ter sido jogadas a escanteio nos últimos dois meses. Há, no entanto, uma expectativa de que PDT, PSB e Rede formem um bloco nas eleições do ano que vem.

Nomes

A disputa pela cabeça de chapa é uma das razões das discordâncias partidárias na centro-esquerda. Um espectador das reuniões que aconteceram no início do ano entre as legendas afirmou à coluna que todos reconhecem a necessidade de união, mas que ao mesmo tempo todos querem ser os candidatos de uma eventual chapa única. "Aí não dá" é a frase que resume mais precisamente a avaliação dos caciques da esquerda sobre o impasse.

Movimento

Enquanto isso, nomes mais consolidados já fazem movimentos concretos. A prefeita Suéllen Rosim, por exemplo, tem convidado candidatos em potencial para que se filiem ao PSD, partido cuja presidência ela assumiu recentemente. A mesma tarefa foi incumbida a Dozimar, pai da mandatária, que busca outros partidos para levar ao grupo da filha. Ele sonda, por exemplo, o PRTB - legenda à qual o ex-vice-presidente Hamilton Mourão, atual senador, era filiado.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.