PROGRAMA

Entrelinhas

19/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Contra furtos

O vereador Coronel Meira (União Brasil) avalia reapresentar o Projeto de Lei que responsabiliza os receptadores de fios furtados em Bauru. Ele chegou a protocolar uma proposta semelhante em 2021, mas a Câmara rejeitou a medida. O texto cassava os alvarás de estabelecimentos que vendessem produtos oriundos de ações criminosas. Os sucessivos furtos que têm ocorrido em Bauru a céu aberto explicam a decisão.

Outro assessor

A secretária de Saúde de Bauru, Giulia Puttomatti, nomeou mais um assessor para chamar de seu. Lázaro Guilherme Piunti, o escolhido da vez, veio de Itu para ser Diretor de Administração da Saúde municipal.

Relações

Piunti é ligado ao ex-prefeito de Itu Lázaro José Piunti e também à ex-deputada estadual Maria do Carmo Piunti, de quem foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Tanto Lázaro como Maria do Carmo são filiados ao PSC, legenda da prefeita Suéllen Rosim (PSD) até o início deste ano.

Transparência 1

O JC aguarda há 21 dias o processo completo da compra dos kits pedagógicos Palavra Cantada, pelos quais a Prefeitura de Bauru pagou R$ 5,2 milhões no ano passado. A reportagem solicitou os documentos - que tramitaram apenas em vias físicas, e não digitais, o que contraria a maioria dos procedimentos do governo - em 27 de abril.

Transparência 2

Na época da solicitação, o JC se disponibilizou a ir até a prefeitura para fotografá-los, mas a administração negou e determinou que o pedido fosse feito via Lei de Acesso à Informação. Pela norma, o governo tem 20 dias corridos para responder ao pedido. E pode prorrogar o prazo por mais 10 dias, desde que informe o órgão solicitante - o que não aconteceu até a conclusão desta edição.

Mobilização

Todos os 17 vereadores de Bauru assinaram na quarta-feira (17) uma carta aberta ao Congresso Nacional e ao Senado Federal em defesa do Sesc e Senac. O apelo pede a supressão dos artigos 11 e 12 da Medida Provisória número 1.147 de 2022, em tramitação em Brasília, que retira 5% dos recursos do Sesc e do Senac destinados à educação, saúde, cultura, lazer e assistência social para a Embratur.

Será?

A Câmara de Bauru caminha para pedir, agora oficialmente, uma auditoria nas contas da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb). A avaliação é que há responsáveis pela atual situação financeira da instituição, que vive sucessivos déficits orçamentários.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.