COLUNA

61 anos da Igreja Batista do Estoril

Hugo Evandro Silveira E-mail: hugoevandro15@gmail.com Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

29/04/2023 | Tempo de leitura: 4 min

61 anos de existência da nossa igreja na cidade de Bauru. A IBE está completando 61 anos de sólido compromisso na obediência da Palavra de Deus, com espírito de seriedade, amor e compaixão. Mantemo-nos firmes à nossa missão de vivermos em obediência a Deus, sob a cruz de Cristo, para a sua glória, fazendo discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que o Senhor ordenou, sabendo que Ele está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Igualmente, sustentamos nossa visão de sermos uma igreja comprometida com Cristo e sua Palavra, perseverando na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações, em temor ao Deus trino, sob o compromisso de que não haja entre nós necessitados, e em tudo obedecendo e louvando a Deus Pai, por meio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, na dependência do Espírito Santo.

Contudo, a pergunta que muitos podem fazer é o motivo de existência da igreja. Jesus anunciou o propósito de sua missão encarnada, na cidade de Nazaré após seu batismo e tentação, quando leu a profecia de Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para proclamar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar a liberdade aos cativos e recuperar a visão aos cegos, para libertar os oprimidos, para proclamar o ano do favor do Senhor" (Lucas 4.18-19). Em seguida declarou o significado do que Ele havia lido de Isaías (760 aC): "Hoje esta Escritura se cumpriu" (v. 21). Como o Messias - o Ungido - Jesus veio ministrar palavras e ações. Os quatro evangelhos o retratam fazendo exatamente isso: curando os enfermos (Mt. 8.16; 12.22; Lucas 4.40), alimentando os famintos (Mt. 15.32-39; João 6.4-13) e libertando os possuídos por demônios (Mt. 9.32-34; 12.22), bem como pregando e ensinando o evangelho do Reino de Deus (Mt. 5-7; Marcos 1.14; Lucas 20.21; João 6.59; 18.20). E, antes de ascender aos céus, Jesus comissionou seus seguidores: "Proclamai que é chegado o Reino dos céus" (Mateus 10.7).

A partir de então, em quem quer que o Reino de Deus venha com poder, pessoas são transformadas, erros são corrigidos e a bênção divina é espalhada. Foi o que aconteceu com um homem chamado Zaqueu. Quando Jesus trouxe salvação para a vida de Zaqueu, ele foi transformado de um inescrupuloso cobrador de impostos em um crente generoso. Ele devolveu quatro vezes a mais aos que supostamente havia defraudado e abençoou os pobres dando-lhes metade de sua riqueza (Lucas 19.1-10). Quando a Palavra de Deus se enraíza em alguém, é inevitável que passe a fazer as obras de Deus. Isto é por desígnio de Deus - Sua glória é demonstrada quando as boas novas da salvação são proclamadas e as boas obras de ações são realizadas. Esses são os propósitos mais cristalinos para o surgimento e a manutenção da Igreja de Cristo em cada canto da terra. O reino de Deus é explicado através da proclamação do evangelho e torna-se visível quando atos de misericórdia e amor são espalhados no nome de Jesus, o cabeça da Igreja, o rei do Reino. A Igreja, portanto, é projeto de Deus e possui como fundamento principal Jesus Cristo.

As implicações desses dois fundamentos - proclamação e ação - se encaixam perfeitamente no maior mandamento que Jesus ordenou à igreja: "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração... alma... e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a este: Ame o seu próximo com a si mesmo" (Mateus 22.37-39). O amor supremo a Deus e o amor sincero pelas pessoas, vivendo em comunhão e adoração, resultam no fundamento da existência da igreja de Cristo. Em tempo: amar os outros como você ama a si mesmo requer fornecer a eles o que você deseja para si mesmo. Muito mais do que uma estrutura organizacional, muitas vezes lenta, inflexível, desalmada, a igreja é um organismo vivo, o corpo de Cristo no mundo, convivendo comunitariamente em amor e obediência à Palavra de Deus - assim como afirmou o nosso Senhor: "Deixem brilhar a vossa luz diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5.16). Logo, como igreja de Cristo, aqueles ao nosso redor devem não apenas ouvir nossas boas palavras, mas ver nossas boas obras. Venha celebrar 61 anos conosco neste sábado (30) - Rua Virgílio Malta 21-59.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL - 61 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.